Depois do quatro dias consecutivos de ação nas ondas de Supertubos, o MEO Rip Curl Pro Portugal terá pelo menos três lay days seguidos.
Em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) anunciou que esta sexta-feira a etapa lusa do circuito mundial de surf também não irá para a água.
Desde o final da manhã de terça-feira que os tops mundiais não vestem a licra de competição em Peniche. A retoma deverá acontecer no fim de semana, com domingo a ser apontado como possível dia das finais.
Devido à passagem da depressão Martinho, por estas horas as condições continuam bem longe de serem as melhores no mais famoso beach break do Oeste português.
"Na última noite tivemos provavelmente o período mais crítico da tempestade, com bastante destruição na zona de Peniche", disse Renato Hickel, vice-comissário da WSL.
Com novo lay day decretado, uma nova chamada será efetuada na tarde de sexta-feira para potencial retoma do campeonato no sábado. Renato Hickel explica o motivo desta decisão.
"Vamos esperar pela previsão de sexta-feira, pois os ventos estão a mudar a cada 12 horas. Às vezes indica offshore, noutras ocasiões mostra vento forte onshore."
A organização também está a monitorizar atentamente as condições para domingo, que conforme já mencionado poderá ser o dia de fecho da 16.ª edição do MEO Rip Curl Pro Portugal.
"A excelente notícia é que domingo permanece como um dia bom para finalizar a prova. Bom swell, boa direção (ndr: da ondulação) e vento offshore todo o dia", observa o responsável da WSL.
Terceira etapa do CT versão 2025, a janela de espera do MEO Rip Curl Pro Portugal está aberta até à próxima terça-feira, dia 25 de março.
Neste momento, faltam disputar 18 baterias, com a prova masculina a estar parada nos oitavos-de-final e as senhoras já nas meias-finais.
Isto numa altura que não há representação portuguesa, depois das eliminações de Frederico Morais e Yolanda Hopkins.
Meias-finais femininas:
HEAT 1: Caroline Marks (USA) vs. Molly Picklum (AUS)
HEAT 2: Erin Brooks (CAN) vs. Gabriela Bryan (HAW)
Oitavos-de-finais masculinos:
HEAT 1: Jack Robinson (AUS) vs. Liam O'Brien (AUS)
HEAT 2: Yago Dora (BRA) vs. Imaikalani deVault (HAW)
HEAT 3: Ethan Ewing (AUS) vs. Cole Houshmand (USA)
HEAT 4: Filipe Toledo (BRA) vs. Jordy Smith (RSA)
HEAT 5: Italo Ferreira (BRA) vs. Joel Vaughan (AUS)
HEAT 6: Rio Waida (INA) vs. Kanoa Igarashi (JPN)
HEAT 7: Marco Mignot (FRA) vs. Seth Moniz (HAW)
HEAT 8: Leonardo Fioravanti (ITA) vs. Barron Mamiya (HAW)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram