Teresa Bonvalot e Francisca Veselko vão novamente medir forças numa etapa da Challenger Series, o competitivo circuito de acesso ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL).
Foi o que saiu dos oitavos-de-final do São Sebastião Pro, terceira etapa da Challenger Series versão 2025/2026, onde curiosamente ambas desfeitearam surfistas australianas, ainda que de diferentes gerações.
Este sábado, dia de todas as decisões na Praia de Maresias, as duas portuguesas encontram-se no terceiro heat dos quartos-de-final femininos. Assistiremos à reedição da grande final do Ballito Pro, em julho último, então com a agulha a virar a favor de Bonvalot.
Depois da África do Sul, agora Teresa e Kika encontram-se em águas brasileiras, num evento em que estão a somar pontos muitos importantes, cimentando a presença nos lugares de qualificação (top 6 do ranking) para o CT do próximo ano. Até porque quem está logo atrás já ficou pelo caminho, relembrando que Bonvalot e Veselko chegaram ao país irmão na segunda e terceira posições do ranking feminino, respetivamente.
Este sexta-feira, o São Sebastião Pro foi retomado. Conforme esperado, entrou um novo swell no conhecido beach break de Maresias, mas com a subida do mar também veio um dia tempestuoso, com chuva, vento e muita agitação marítima, onde não era nada fácil encontrar boas oportunidades no lineup. Estava mesmo bem complicado! Perante tais condições, a principal missão era sobreviver. Assim conseguiu o lutador duo português.
As hostilidades abriram com a prova masculina, onde já não há lusos em cena, pelo que a espera foi longa até vermos finalmente a bandeira portuguesa na água. Quando chegou o momento foi logo em heats sucessivos. Não há fome que não dê em fartura.
Primeiro, no quinto heat dos 'oitavos' femininos, a top mundial Kika Veselko derrotou a talentosa teenager Ziggy Aloha Mackenzie, de 17 anos, que até fez a melhor onda da disputa (5,57 pts). No final deste duelo luso-australiano, a mana de Jaime Veselko, cujo início de heat mais forte foi decisivo, somou 9,50 pts perante os 8,67 pts da ex-campeã mundial ISA Sub-16. "Estou super contente por ter passado e estar no dia das finais. Estava mesmo muito difícil. Há heats que passamos com bons scores, outros com um bocadinho menos, mas o que interessa é seguir em frente", disse a antiga campeã do mundo Júnior da WSL na entrevista pós-heat.
Na bateria imediatamente a seguir, Teresa Bonvalot arrancou uma vitória a ferros diante da ex-top mundial India Robinson, de 25 anos. Os scores combinados foram ainda mais baixos do que no heat de Kika Veselko, o que é bastante elucidativo das muitas dificuldades que as competidoras encontraram no mar. Bonvalot superiorizou-se com uns magros 5,27 pts, enquanto India Robinson ficou a 0,14 pts desse pecúlio, despedindo-se do São Sebastião Pro no nono lugar. Para Teresa foi decisiva uma onda de... 3,07 pts à entrada das derradeiros cinco minutos e depois susteve o ataque de India em plena regressiva, pelo que desfecho da contenda só foi conhecido com as atletas em terra.
"Estou contente. Nunca imaginei passar um heat com estas pontuações. Desta vez foi para mim, às vezes cai para a adversária. Parabéns também à India. Agora, no dia das finais, vou disputar um heat com a Kika. Esperemos que ganhe a melhor e que haja muito surf da parte de todos", referiu a seis vezes campeã nacional Open aos microfones da WSL.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram