O surf português vai ter dois atletas em ação no MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito mundial de surf de 2025, cujo início do período de espera está marcado para o dia 15 de março.
No quadro de competição divulgado pela World Surf League (WSL) através do seu sítio oficial de internet, revelou-se que os portugueses Frederico Morais e Yolanda Hopkins foram contemplados com dois dos três wildcards disponíveis para o evento de Supertubos, o mais famoso beach break do Oeste luso.
Para Kikas, a etapa de Peniche marcará o início da nova temporada - na qual procura a requalificação para o CT via Challenger Series - e assinala também o regresso à competição após longo período de lesão: fraturou o tornozelo direito em dezembro último numa sessão de free surf no Guincho.
No recente evento de ondas grandes da Nazaré, Frederico confidenciou que apontava ao wildcard para Peniche, não obstante a longa paragem.
Fora da elite mundial a tempo inteiro em 2025 - foi vítima do cut na temporada transata - Morais volta assim ao convívio do CT na única etapa disputada na Europa, usufruindo de um wildcard.
A última vez que Frederico Morais participou como convidado no MEO Rip Curl Pro Portugal data de 2023, ano em que também não integrava o elenco permanente da divisão máxima do surf mundial.
De acordo com a lista de baterias fornecida pela WSL, Kikas entrará em ação na sexta bateria da ronda 1, medindo forças com o brasileiro Italo Ferreira, atual líder do ranking mundial, e com o havaiano Seth Moniz. Apenas os dois primeiros colocados avançam diretamente para a ronda 3, enquanto o restante surfista é relegado para a repescagem.
Quanto a Yolanda Hopkins, que no ano passado ficou às portas da inédita qualificação mundialista, repete a presença como wildcard, que ocorreu em 2023.
A vigente bicampeã europeia da WSL entrará em cena na terceira bateria da ronda 1, tendo como oponentes a atual campeã mundial e número 1 do ranking Caitlin Simmers e a francesa Johanne Defay.
Campeã em título do MEO Rip Curl Pro Portugal, tornando-se na primeira surfista europeia a subir ao lugar mais alto do pódio, Defay anunciou recentemente que estava grávida pela primeira vez.
Tal condição significa a saía de Johanne ao CT por uns tempos, mas a fazer fé no heat draw revelado pela WSL ainda fará a viagem até Portugal para competir.
Recorde-se que na sua primeira presença em Supertubos, que também significou a estreia em etapas do CT, Yolanda alcançou um honroso quinto lugar, fruto de ter atingido os quartos-de-final.
O grande momento da participação da surfista algarvia foi a histórica vitória sobre a consagrada havaiana Carissa Moore, que na altura liderava a hierarquia mundial e era detentora do título olímpico.
Nota ainda para o facto que o terceiro wildcard disponível ficou na posse do gaulês Gatien Delahaye, que estará em estreia numa etapa do circuito mundial de surf.
Ainda no setor masculino, o havaiano Ian Gentil continua a substituir o lesionado Gabriel Medina, enquanto o norte-americano Crosby Colapinto vai estrear-se na nova época. O irmão de Griffin Colapinto (vencedor em Peniche no ano passado) falhou as duas primeiras etapas de 2025 por estar lesionado.
O MEO Rip Curl Pro Portugal tem o período de espera de 15 a 25 de março, entrando já pela primavera, algo que nunca aconteceu desde que o evento luso passou a ser realizado neste mês.
A tradicional conferência de imprensa de apresentação da prova está agendada para o dia 14 de março pelas 11h30 (hora de Portugal continental).
Porém, ao contrário de edições anteriores, o encontro com os meios de comunicação social não terá lugar no Hotel MH Peniche, mas sim em plena Praia de Supertubos, na zona corporate.
Heats ronda 1 masculina:
H1: Barron Mamiya (HAV) x Joel Vaughan (AUS) x Samuel Pupo (BRA)
H2: Rio Waida (IDN) x Cole Houshmand (EUA) x Edgard Groggia (BRA)
H3: Griffin Colapinto (EUA) x Crosby Colapinto (EUA) x Marco Mignot (FRA)
H4: Jack Robinson (AUS) x George Pittar (AUS) x Ian gentil (HAV)
H5: Ethan Ewing (AUS) x Liam O’Brien (AUS) x Gatien Delahaye (FRA)
H6: Italo Ferreira (BRA) x Seth Moniz (HAV) x Frederico Morais (POR)
H7: Yago Dora (BRA) x Ryan Callinan (AUS) x Alan Cleland (MEX)
H8: Jordy Smith (RSA) x Ramzi Boukhiam (MAR) x Imaikalani deVault (HAV)
H9: Jake Marshall (EUA) x Connor O’Leary (JAP) x Alejo Muniz (BRA)
H10: Filipe Toledo (BRA) x Ian Gouveia (BRA) x Matthew McGillivray (RSA)
H11: Kanoa Igarashi (JAP) x João Chianca (BRA) x Deivid Silva (BRA)
H12: Leonardo Fioravanti (ITA) x Miguel Pupo (BRA) x Jackson Bunch (HAV)
Heats ronda 1 feminina:
H1: Caroline Marks (EUA) x Lakey Peterson (EUA) x Sally Fitzgibbons (AUS)
H2: Molly Picklum (AUS) x Erin Brooks (CAN) x Luana Silva (BRA)
H3: Caitlin Simmers (EUA) x Johanne Defay (FRA) x Yolanda Hopkins (POR)
H4: Brisa Hennessy (CRC) x Vahine Fierro (FRA) x Isabella Nichols (AUS)
H5: Tyler Wright (AUS) x Gabriela Bryan (HAV) x Bella Kenworthy (EUA)
H6: Tatiana Weston-Webb (BRA) x Sawyer Lindblad (EUA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram