Estamos cada vez mais perto do início da Liga MEO Surf 2025, competição que define os títulos máximos do surf nacional e que este ano tem a 15.ª edição.
Entre os dias 28 e 30 de março, os melhores surfistas nacionais medem forças no Allianz Figueira Pro, sendo a primeira de cinco etapas em agenda para a nova campanha.
Pelo quarto ano consecutivo, o tiro de partida para a corrida aos títulos nacionais é dado nas ondas do Cabedelo. Praia "inquestionável no calendário da maior competição nacional da modalidade", diz Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Em 2024, esta foi mesmo considerada a melhor etapa do ano, segundo os tops nacionais.
Campeões em título, Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot vão estar de amarelo, não escondendo a motivação para iniciarem a defesa dos cetros conquistados no último ano.
“Sinceramente, considero que não há melhor local para começar o ano da Liga MEO Surf. Digo isto, não só pela consistência das ondas, mas também pela qualidade das ondas que a Figueira da Foz nos tem oferecido nestes últimos anos. Quero entrar com o pé direto nesta primeira etapa da Liga MEO Surf, num lugar onde já fui muito feliz. Sei que estou preparado para voltar a competir contra os melhores surfistas portugueses”, afirma Guilherme Ribeiro, que conquistou dois dos três últimos títulos nacionais.
Por sua vez, Teresa Bonvalot, que venceu no Cabedelo em 2024, refere: “Tenho sempre expectativas altas e boas para a Liga MEO Surf. Regressar à competição em Portugal é sempre algo que todos adoramos, porque podemos percorrer a costa portuguesa a fazer as melhores ondas. Algo que nos permite representar as nossas cores e a nossa nação da melhor forma. Estou muito motivada para o Allianz Figueira Pro. Espero que a Figueira não nos desiluda e que venham boas ondas para haver um grande espetáculo de surf."
Campeões nacionais nos últimos 5 anos
2024 – Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot
2023 – Joaquim Chaves e Francisca Veselko
2022 – Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
O Allianz Figueira Pro é, simultaneamente, a primeira de três etapas da Allianz Triple Crown, o já histórico sub-troféu que distingue os surfistas que obtenham os melhores resultados no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.
Os campeões nacionais Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot são os atuais detentores do troféu que este ano celebra a sua 10ª edição.
Paralalamente, a etapa da Figueira também irá simbolizar o início da disputa pelos wildcards para o Quiksilver Fest, competição internacional que tem lugar em França e que este ano a convite da conhecida marca de surfwear australiana contará com a presença dos líderes dos rankings nacionais após quatro etapas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram