A Praia de Ribeira d'Ilhas recebeu no último fim de semana a prova de qualificação para a Liga MEO Surf versão 2025.
Este foi o segundo ano consecutivo em que a sala de visitas do surf nacional recebeu este evento.
No Ericeira Open 2025, organizado em conjunto pelo Ericeira Surf Clube e a Federação Portuguesa de Surf (FPS), estiveram presentes cerca de 60 surfistas. Todos em busca de um lugar a tempo inteiro na competição que define os títulos máximos do surf nacional
Em jogo, estavam uma dúzia de vagas: oito entre os homens e quatro nas senhoras.
Após dois dias de prova marcados por boas ondas na sala de visitas do surf nacional, os lugares no setor masculino ficaram na posse dos surfistas que atingiram os quartos-de-final: Martim Magalhães, Dylan Groen, Manuel Paz, Louis Escudeiro, Gabriel Ribeiro, Manuel Pirujinho, Lucas Dias e Gustavo Viana.
Já no campo feminino, as surfistas que asseguraram bilhete para a participação na Liga MEO Surf foram aquelas que acederam às meias-finais: Mariana Pereira, Eva Jorge, Francisca Miranda e Mafalda Cunha.
As restantes vagas para o circuito nacional de surf são atribuídas por via dos resultados desportivos da época transata:
Masculino: top 32 Liga MEO Surf, 4 vagas do top 8 Projunior, 4 vagas do top 8 Sub-18 e 4 vagas do top 8 Sub-16.
Feminino: top 15 Liga MEO Surf, 2 vagas do top 4 Projunior, 2 vagas do top 4 Sub-18 e 2 vagas do top 4 Sub-16.
Haverá ainda vagas atribuídas pelas habituais regras de 'seeding' e submetidas a lista de espera, acrescidas de wildcards.
Quanto à vitória final no Ericeira Open, esta coube a Martim Magalhães e a Mariana Pereira. Martim que está de regresso a Portugal após uma estadia de três anos por terras australianas.
Recorde-se que a edição 2025 da Liga MEO Surf arranca entre os dias 28 e 30 de março. Mais uma vez é na Figueira da Foz que é dado o tiro de partida na corrida aos títulos nacionais Open.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram