É uma das notícias do atribulado quinto dia de competição do EDP Ericeira Pro, que até ao momento só teve quatro baterias completas devido ao nevoeiro cerrado que paira sobre Ribeira d'Ilhas.
Há mais um surfista que garantiu antecipadamente a entrada no circuito mundial de surf em 2025 e também brasileiro por sinal. Nação que está a dominar amplamente o circuito Challenger Series no setor masculino.
Depois do experiente Ian Gouveia, agora foi Samuel Pupo, de 23 anos, a assegurar a requalificação.
Segundo classificado do ranking masculino na chegada à Ericeira, o destino do mais novo dos Pupo ficou decidido após Sammy garantir a passagem aos oitavos-de-final.
Mais uma vez, as ondas de Ribeira d'Ilhas voltam a deixar boas memórias no competidor sul-americano.
Em 2019, o irmão de Miguel Pupo conseguiu nas direitas da sala de visitas do surf nacional a primeira vitória da carreira nos então QS prime de 10 mil pontos.
Rookie do CT em 2022, este é o segundo ano consecutivo em que o competidor do país irmão é vítima do cut de meio da temporada e depois obtém a requalificação via circuito Challenger Series.
"O ano tem sido uma montanha-russa. Estou contente por viver este momento e mostrar ao mundo que o meu surf tem capacidade para estar no CT. A expectativa agora é superar o cut, desfrutar do momento e de cada bateria que faço", referiu em curta entrevista concedida à World Surf League (WSL).
Desta vez, tudo foi bem mais tranquilo. Pupo não teve de esperar pela última etapa do ano em Saquarema, na qual saiu vencedor após chegar abaixo da zona de qualificação, para fechar as contas.
Em 2024, Samuel ainda não conheceu o sabor da vitória, mas ao contrário da campanha transata pautou o seu percurso por uma enorme regularidade. O resultado está à vista.
Da Ericeira, devido à ausência de Ian Gouveia, pode ainda levar a liderança do ranking.
"Os últimos três anos têm sido uma grande experiência para mim. Sinto que nunca baixei a cabeça e tentei sempre melhorar o meu surf. O meu foco está em ser consistente e espero mostrar isso no próximo ano", concluiu.
Resta agora saber se Samuel Pupo terá novamente no CT a companhia do mano Miguel Pupo, também apurado para os oitavos-de-final do EDP Ericeira Pro e bem dentro da zona de qualificação mundialista.
Seria o final feliz após aquele doloroso Margaret River Pro, há meio ano.
Aí, na West Oz, Samuel derrotou e atirou para fora do CT o irmão mais velho, acabando também mais tarde fora, depois da derrota sofrida às mãos do campeão mundial John John Florence.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram