Esta sexta-feira, começou da melhor forma para o bodyboard português o Cascais Boogie Chicks'2024, que decorre até domingo na Praia de Carcavelos.
Na etapa única do Europeu Júnior feminino, Luana Dourado sagrou-se campeã continental após levar a melhor na final, num dia de tempestade no mais famoso beach break lisboeta.
Luana, de apenas 15 anos, tornou-se na primeira bodyboarder portuguesa a conquistar o título europeu do escalão, sucedendo à espanhola Mar Suanzes.
Na final, Dourado garantiu o triunfo com o score combinado de 11,50 pts, deixando a francesa Manon Jarry (9,10 pts) e Mar Suanzes (7,46 pts) na segunda e terceira posições, respetivamente. A local Maria Padrela (5,47 pts) também foi finalista, tendo ficado no quarto posto.
Depois do vice-título mundial Júnior, que conseguiu pelo segundo ano consecutivo, Luana Dourado reina agora a nível continental.
"Estou muito feliz por ganhar. Gosto muito de surfar em Carcavelos, tem sempre boas ondas. As condições não estavam fáceis, mas nós conseguimos demonstrar que também encaramos condições difíceis. Consegui encontrar boas ondas e fazer o meu bodyboard", disse a nova campeã europeia Júnior.
Luana foi a mais forte no escalão Júnior, mas já a nível Open a história foi bem diferente, naquela que foi uma verdadeira montanha-russa de emoções para uma jovem de 15 anos, que surfou quatro heats num só dia.
Vinda de um arranque de temporada 100% vitorioso, com triunfos em Las Palmas e Tenerife, a jovem bodyboarder foi surpreendentemente afastada na ronda inaugural em Carcavelos. "Depois de ter perdido no Open, virei o foco a 100% para o Pro Júnior", explicou.
Com a precoce saída de cena de Luana Dourado, continua em aberto a corrida ao título europeu, que neste momento é pertença de Filipa Broeiro.
Vencedora da etapa de Carcavelos há um ano, Filipa é uma das oito bodyboarders que esta sexta-feira atingiu as meias-finais.
Na primeira bateria dessa fase, a antiga campeã nacional Open defronta a vigente campeã nacional Teresa Padrela, a duas vezes campeã mundial Júnior Luna Hardman e a portuguesa Madalena Valério.
No outro heat, três bodyboarders lusas vão estar em ação: a consagrada Joana Schenker, a jovem Maria Padrela e Alice Teotónio. O alinhamento de heat fica completo com a espanhola e ex-vencedora do Frontón King Teresa Miranda.
Maior evento europeu de desportos de ondas destinado ao género feminino, o Cascais Boogie Chicks'2024 prossegue este sábado com nova jornada que inclui as vertentes competitiva e de formação do bodyboard.
A nível competitivo, haverá a conclusão da prova do Europeu e a realização da quarta etapa do Nacional de Bodyboard Esperanças (Formação).
O check-in para as aulas de bodyboard acontece às 10h30 (hora de Portugal continental).
Nota ainda para a inclusão de um espaço kids com insuflável, destinado aos mais novos, bem como para o regresso da iniciativa 'Conversas Movidas a Mulheres e Sal'.
Programa:
9h00 - check-in Europeu Open feminino
10h30 - check-in para as aulas de bodyboard
11h00 – 4ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças (Formação)
14h00 - Conversas Movidas a Mulheres e Sal, com Francisca Marcelino do projeto Mulheres do Mar, e Raquel Gaspar da Ocean Alive.
15h30 – Aula de bodyboard
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram