Segunda etapa do Europeu de Bodyboard de 2024, novo triunfo da jovem Luana Dourado na categoria Open.
Aos 15 anos de idade, a atual vice-campeã mundial Júnior tem estado imparável neste início de campanha, apresentando uma forte candidatura a um inédito título europeu.
Depois do triunfo registado em Las Palmas na semana passada, Dourado voltou a vencer no arquipélago espanhol das Canárias, mas desta feita numa outra ilha, em Tenerife.
Este domingo, Luana proclamou-se vencedora do El Socorro Classic, evento que regressou ao calendário do Europeu depois de um longo hiato de 16 anos.
Luana Dourado garantiu a vitória no campeonato após levar a melhor numa histórica final 100% portuguesa nas ondas da Praia de El Socorro.
Com a robusta pontuação combinada de 15,15 pts em 20 possíveis, a jovem bodyboarder nortenha não deu chances às compatriotas, superiorizando-se novamente à campeã nacional Teresa Padrela (12,40 pts), que teve de contentar-se com o segundo lugar pelo segundo evento consecutivo.
"Muito contente por ganhar e conseguir demonstrar todo o meu bodyboard, mostrar todo o meu potencial e degrau a degrau consolidar todo o meu trabalho. Para mim é sempre um orgulho imenso levar a bandeira de Portugal ao posto mais alto do pódio", disse Luana Dourado através das redes sociais.
Mariana Rosa (11,05 pts) e Francisca Ribeiro (9,00 pts) alcançaram a terceira e quarta posições, respetivamente.
No setor masculino, o triunfo coube ao espanhol Angelo Lopez que derrotou na final o canário Armide Soliveres, atual líder do ranking mundial.
Campeão europeu em título, Joel Rodrigues obteve o quinto posto e foi o melhor bodyboarder luso em prova, fruto de ter atingido as meias-finais.
Quanto ao Pro Júnior, o português Vicente Campos repetiu o mesmo resultado da etapa inaugural ao obter o segundo lugar, que valeu a subida à liderança do ranking. Isto numa altura em que falta apenas disputar a etapa de Marrocos para o fecho do ano.
Pódio Pró Junior
Socorro Classic
O pequeno bodyboarder de 13 anos somou 11,45 pts e ficou a somente 0,55 pts da vitória, que coube ao canário Mauro Bolaños (12,00 pts).
Nas posições seguintes ficaram os espanhóis Damiano Bonazzi (10,05 pts) e o antigo campeão mundial Jorge Hernandez (9,70 pts).
Nota ainda para David Valladares. O venezuelano residente em Tenerife arrecadou a vitória em Dropknee e é o novo campeão europeu da especialidade, numa temporada em que esteve invicto.
Fechada a perna canária, que deixou o bodyboard luso no topo de dois rankings, o Europeu tem Portugal como próximo destino.
Entre os dias 11 e 13 de outubro, as ondas da Praia de Carcavelos recebem o Cascais Boogie Chicks'2024 , evento exclusivamente feminino e que irá coroar pelo segundo ano consecutivo a campeã europeia Júnior, título decidido em formato de evento único.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram