Em 2024, Guilherme Ribeiro está a fazer o circuito Challenger Series a tempo inteiro pela primeira vez na carreira.
Após quatro etapas já disputadas, ocupa o 79.º posto do ranking, tendo como melhor resultado o 49.º lugar obtido no Ballito Pro, disputado em julho último.
Aos 22 anos de idade, o surfista da Caparica diz que este "tem sido um ano de aprendizagem máxima" e ao mesmo tempo "bastante complexo".
"Sabia que ia ser difícil, por isso é que não criei grandes expectativas. Tenho bebido todo o sumo que podia beber destas provas", explicou o campeão nacional Open de 2022 em conversa com os jornalistas à margem da conferência de imprensa de apresentação do EDP Ericeira Pro, quinta e penúltima etapa da Challenger Series de 2024.
Assegurando que está a "surfar melhor do que nunca", Gui tem pela frente "grandes objetivos" nesta reta final do ano: as duas etapas finais da Challenger Series e a decisão do título nacional de surf em Peniche, numa fase em que comanda o ranking.
Sobre os decisivos eventos da Ericeira e de Saquarema, Ribeiro considera: "Sinto que estas duas provas serão meio um teste daquilo que aprendi como atleta e pessoa."
Estreante num competitivo e exigente circuito, no qual que estão em jogo vagas de acesso ao CT, o competidor luso abordou as diferenças que encontrou face à divisão abaixo, o QS regional europeu.
"Sinto que no QS europeu há um certo tipo de manobras que passam, mas na Challenger Series não. Aí, temos de surfar todas as ondas como se fossem as últimas do heat. É isso que tenho aprendido mais. Estar à vontade nas baterias e surfar como no free surf", entende.
O surfista da Caparica relembrou ainda o primeiro heat que disputou na Challenger Series desta época, em Snapper Rocks, onde somou 13,73 pts e ficou apenas a 0,17 pts de passar à ronda 2.
"Comecei o ano em Snapper numa forma quase perfeita. O heat correu muito bem. Se calhar, se tivesse passado essa bateria, estaríamos a falar de outras coisas na Ericeira. Acredito que as coisas acontecem por alguma razão", concluiu.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram