Este domingo, dia inaugural do período de espera, o EDP Ericeira Pro foi para a água logo bem cedo pela manhã, naquela que é a quinta e penúltima etapa do circuito Challenger Series de 2024.
Porém, esta primeira jornada revelou-se bastante curta nas pequenas direitas que Ribeira d'Ilhas ofereceu.
O plano da organização passava por realizar a ronda 1 do setor feminino e eventualmente do masculino, num longo dia de ação, mas o contínuo decréscimo do swell levou a que a prova fosse interrompida logo após quatro baterias, correspondente a duas horas de surf.
Contudo, houve tempo para Portugal registar a sua primeira vitória em heats neste Ericeira Pro. Com apenas as senhoras a entrarem em cena, Teresa Bonvalot alcançou o triunfo na bateria inaugural do evento luso.
A atual campeã nacional de surf somou 10,04 pts, batendo a nipónica Minami Nonaka (9,67 pts), a havaiana Nora Liotta (8,23 pts) e a júnior Constância Simões (4,96 pts).
Aos 17 anos de idade, Constância fez a sua estreia numa etapa da Challenger Series à qual ganhou direito de participar após vencer os trials na véspera, também disputados em Ribeira d'Ilhas.
Já Teresa Bonvalot avançou para a ronda 2, onde vai surfar também na primeira bateria dessa fase. As oponentes são a antiga top mundial Sally Fitzgibbons, atual líder do ranking feminino, a havaiana Keala Tomoda-Bannert e a jovem brasileira Laura Raupp.
Somente as duas primeiras classificadas seguem para os oitavos-de-final, já a disputar em formato 'woman-on-woman'.
No seio da armada lusa, a ronda inaugural da prova feminina contará ainda com a estreia de Mafalda Lopes e Francisca Veselko, enquanto a bicampeã europeia Yolanda Hopkins, em virtude de ser cabeça de série, só inicia a sua participação na ronda 2.
Entre os homens, haverá quatro surfistas portugueses em ação, todos eles com entrada em cena marcada para a ronda 1: Frederico Morais, Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Afonso Antunes, que conquistou os trials.
Recorde-se que o período de espera do EDP Ericeira Pro estende-se até ao dia 6 de outubro.
Com a previsão a indicar a subida do mar já a partir de segunda-feira, perspectiva-se uma semana intensa na luta pela qualificação para o CT do próximo ano.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram