Depois do arranque de campanha com o Boardmasters, que terminou no passado domingo, o circuito QS regional europeu 2024/2025 retoma atividade já esta semana com o histórico Lacanau Pro, que celebra este ano a 43.ª edição.
Esta época ao contrário do que é tradicional, não haverá a perna gaulesa de verão, uma vez que o Rip Curl Pro Anglet apenas está agendado para setembro.
Os melhores surfistas europeus vão medir forças no sudoeste francês, num evento com estatuto QS1000 e que tem o período de espera de terça-feira a domingo.
A World Surf League (WSL) já revelou o heat draw, no qual constam o nome de 11 surfistas portugueses. Nove do lado masculino e apenas dois entre as senhoras.
Na ronda inaugural masculina, o surf luso somente terá a representação do jovem João Maria Mendonça.
Depois, na ronda 2, entram em cena Daniel Nóbrega, João Roque Pinho, Matias Canhoto e Martim Nunes, o tricampeão nacional Sub-20.
A ronda 3 marca a estreia dos cabeças de série, estatuto que usufruem Joaquim Chaves, Francisco Almeida, Francisco Ordonhas e Guilherme Ribeiro, que conquistou o Lacanau Pro em 2022.
No campo feminino, Mafalda Lopes e Francisca Veselko também beneficiam do estatuto de top seed, pelo que apenas vão iniciar a participação na ronda 3. Recorde-se que Kika venceu este mesmo evento em 2022.
Entre as senhoras, já é certo que haverá uma nova vencedora face a 2023, pois a basca Nadia Erostarbe é ausência. Por sua vez, o francês Leo Paul Etienne vai defender o triunfo arrecadado no último verão.
Após o Boardmasters, os rankings são liderados por dois jovens surfistas: o britânico Lukas Skinner, de apenas 16 anos de idade, e a francesa Tya Zebrowski, que tem apenas 13 aninhos.
Recorde-se que para além dos títulos europeus, o QS regional do velho continente tem em jogo vagas de acesso ao circuito Challenger Series do próximo ano.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram