São duas das maiores promessas do surf mundial feminino e já têm marcada a estreia no circuito mundial de surf, mas ainda não como efetivas do elenco.
Em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) revelou que a australiana Sierra Kerr e a canadiana Erin Brooks receberam wildcards para participarem no Fiji Pro, nona e penúltima etapa da temporada regular do CT versão 2024.
O batismo de ambas na elite mundial do surf vai acontecer nos pesados tubos de Cloudbreak, que regressam ao calendário este ano após longa ausência.
Filha do antiga top mundial Josh Kerr, Sierra é a vigente campeã do mundo Júnior da WSL, título que foi conquistado no início do presente ano.
Com apenas 17 aninhos de idade, Kerr tem vindo a conquistar vários campeonatos nos últimos meses e já mostrou o seu apetite tubular, tal como aconteceu recentemente no QS de Nias, na Indonésia.
Aí, sob condições históricas, a jovem 'aussie' foi uma das surfistas que conseguiu fazer uma nota máxima (10,00 pts).
Por sua vez, Erin Brooks, está muito bem encaminhada para conseguir pela primeira vez a qualificação para o CT, isto com somente 16 anos.
Neste momento, a prodigiosa surfista canadiana ocupa o segundo posto do ranking feminino da Challenger Series. Até à etapa anterior (Ballito) era a comandante da hierarquia, tendo já conquistado o evento de Snapper Rocks e sido finalista vencida em Sydney.
Tal como a contemporânea Sierra Kerr, Erin é bastante destemida na hora de viajar em cilindros, apesar da tenra idade.
Basta lembrar que em 2022, com 15 primaveras (!), Brooks alcançou o quarto posto na famosa Rip Curl Cup Padang Padang, onde mediu forças com surfistas bem mais velhos e alguns dos melhores tube riders do globo.
No mesmo comunicado, a WSL confirmou a presença do lendário Kelly Slater como wildcard da prova masculina.
A outra vaga em aberto será destinada ao surfista vencedor dos trials, a realizar em Cloudbreak até ao final de julho, no melhor dia de tubos.
Recorde-se que o Fiji Pro tem o período de espera de 20 a 29 de agosto. É nas águas do Pacífico que ficará definido os surfistas que estarão na discussão dos títulos mundiais em Trestles, no mês de setembro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram