A consagração de Erin Brooks no Gold Coast Pro, primeira etapa do circuito Challenger Series de 2024, aconteceu em grande estilo.
Na meia-final diante da antiga top mundial Isabella Nichols, a prodigiosa surfista canadiana protagonizou um momento alucinante ao fazer uma nota máxima (10,00 pts), graças a um assombroso tubo nas idílicas direitas de Snapper Rocks, que quebraram perfeitas. Sem dúvida, uma das melhores 'tocas' vistas no surf feminino nos últimos tempos.
Com somente 16 anos de idade, Erin anotou a sua primeira nota 10 em competições debaixo da égide da World Surf League (WSL), mostrando novamente a sua aptidão para viajar em cilindros.
Porém, esta afirmação tubular não é de agora por parte de Brooks. Muitos se calhar já não se lembram, mas a verdade é que em 2022 a surfista canadiana fez final na Rip Curl Cup Padang Padang, competindo com homens nas famosas esquerdas localizadas na ilha de Bali, na Indonésia.
Então com 15 anos (!) e ainda como havaiana, apesar de ter nascido no estado norte-americano do Texas, a antiga campeã mundial ISA Júnior bateu-se de igual para igual com alguns dos melhores tube riders do planeta.
Alcançou o quarto posto na final conquistada brilhantemente pelo norte-americano Clay Marzo, sendo que nas meias-finais contribuiu para a eliminação do português Nic von Rupp, com uma onda de 8,00 pts. Do evento especial indonésio, Erin saiu ainda com a vitória no inédito heat 100% feminino.
A 3 de agosto de 2022, Brooks apresentou-se ao mundo do surf como especialista em condições tubulares, que voltou a demonstrar na esplêndida Gold Coast.
Nos últimos tempos, muito tem-se falado e bem da reivindicação do surf feminino nos tubos, como aconteceu na derradeira edição do Pipe Pro.
Na onda rainha do surf mundial, Caity Simmers, Molly Picklum e Bettylou Sakura Jonhson quebraram barreiras, oferecendo um espetáculo ímpar. Lá chegará Erin Brooks, quem sabe já no próximo ano...
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram