Depois da passagem por Portugal, que recebeu a única etapa europeia da presente temporada, o circuito mundial de surf prepara-se para assentar arraiais nos antípodas, mais concretamente na Austrália.
É naquele país da Oceânia que terão lugar as duas próximas etapas, que tudo vão decidir quanto às contas do cut.
Cut esse que após a 'perna aussie' deixará a elite mundial masculina e feminina reduzida a 22 e 10 surfistas, respetivamente.
A primeira das duas etapas a desenrolar-se nas águas australianas é o Rip Curl Pro Bells Beach, cujo período de espera começa já na próxima terça-feira e prolonga-se até ao dia 5 de abril.
Frederico Morais será o único surfista luso em ação no histórico evento, que celebra este ano a 61ª edição.
Único surfista português que integra a elite mundial a tempo inteiro em 2024, Kikas está na luta pela fuga ao cut. Neste momento, ocupa a 22ª posição do ranking mundial, imediatamente acima da linha de corte.
Por isso, os dois próximos eventos serão decisivos quanto ao futuro de Frederico no CT. Em Bells Beach, Morais já sabe com quem irá medir forças na ronda inaugural, uma vez anunciado o heat draw pela World Surf League (WSL).
O competidor de 32 anos apenas entrará em cena na 12ª e última bateria da ronda 1. Curiosamente, os oponentes serão os dois surfistas brasileiros que eliminaram Frederico Morais nas duas etapas anteriores.
Ítalo Ferreira, 'carrasco' em Sunset Beach no Havai, e Yago Dora, o responsável pela eliminação de Morais em Supertubos.
Nesta ronda inaugural, os dois primeiros classificados de cada bateria avançam diretamente para a ronda 3, enquanto o terceiro classificado é relegado para a ronda de repescagem, onde a derrota já dita o afastamento da competição.
O Rip Curl Pro Bells Beach deverá marcar o regresso à ação de Kelly Slater após ausência em Peniche. O GOAT, que vai ser pai novamente, encontra-se na terceira bateria, tendo os havaianos John John Florence e Seth Moniz como rivais.
Quem não viajará até Bells Beach é o brasileiro João Chianca, que continua a recuperar do violento wipeout sofrido em Pipeline no passado mês de dezembro.
O mano de Lucas Chumbo, que ainda não se estreou na presente época, será substituído pelo australiano Morgan Cibilic, antigo top 5 mundial e rookie do ano em 2021.
O lugar do surfista sul-americano foi inicialmente atribuído ao 'aussie' Jackson Baker, mas este declinou o convite, uma vez que está a recuperar de lesão num tornozelo.
Já Griffin Colapinto, novo líder do ranking mundial e recente vencedor do MEO Rip Curl Pro Portugal, terá pela frente no sexto heat o rookie australiano Jacob Willcox e de um wildcard.
No setor masculino, os wildcards vão ficar na posse de um nome ainda a anunciar pela WSL e do vencedor dos trials, que serão disputados este sábado.
Entre as senhoras, nota para a inclusão da costarriquenha Brisa Hennessy no quadro de competição, surfista que recentemente afirmou que iria estar fora da água durante algumas semanas, pois perfurou o tímpano esquerdo no MEO Rip Curl Pro Portugal, que obrigou à desistência.
Em termos da composição das baterias da ronda 1, a atual líder do ranking mundial Molly Picklum defronta a compatriota Isabella Nichols e a vencedora dos trials, que terá direito ao wildcard disponível.
Por sua vez, a francesa Johanne Defay, vencedora em Peniche, estará em ação logo no primeiro heat, dividindo o lineup de Bells Beach com as jovens Luana Silva e Alyssa Spencer.
Os campeões em título do Rip Curl Pro Bells Beach são os australianos Ethan Ewing e Tyler Wright.
Heats ronda 1 masculina:
HEAT 1: Kanoa Igarashi (JPN), Ramzi Boukhiam (MAR), Kade Matson (USA)
HEAT 2: Barron Mamiya (HAW), Miguel Pupo (BRA), Deivid Silva (BRA)
HEAT 3: John John Florence (HAW), Seth Moniz (HAW), Kelly Slater (USA)
HEAT 4: Jack Robinson (AUS), Rio Waida (INA), Morgan Cibilic (AUS)
HEAT 5: Ethan Ewing (AUS), Matthew McGillivray (RSA), Trials Winner (TBC)
HEAT 6: Griffin Colapinto (USA), Jacob Willcox (AUS), Event Wildcard (TBC)
HEAT 7: Jordy Smith (RSA), Ian Gentil (HAW), Caio Ibelli (BRA)
HEAT 8: Leonardo Fioravanti (ITA), Imaikalani Devault (HAW), Eli Hanneman (HAW)
HEAT 9: Connor O'Leary (JPN), Ryan Callinan (AUS), Samuel Pupo (BRA)
HEAT 10: Gabriel Medina (BRA), Liam O'Brien (AUS), Cole Houshmand (USA)
HEAT 11: Jake Marshall (USA), Crosby Colapinto (USA), Callum Robson (AUS)
HEAT 12: Italo Ferreira (BRA), Yago Dora (BRA), Frederico Morais (POR)
Heats ronda 1 feminina:
HEAT 1: Johanne Defay (FRA), Luana Silva (BRA), Alyssa Spencer (USA)
HEAT 2: Caroline Marks (USA), Gabriela Bryan (HAW), Sophie McCulloch (AUS)
HEAT 3: Molly Picklum (AUS), Isabella Nichols (AUS), Trials Winner (TBC)
HEAT 4: Caitlin Simmers (USA), Brisa Hennessy (CRC), Sawyer Lindblad (USA)
HEAT 5: Bettylou Sakura Johnson (HAW), Lakey Peterson (USA), India Robinson (AUS)
HEAT 6: Tyler Wright (AUS), Tatiana Weston-Webb (BRA), Sally Fitzgibbons (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram