Em pleno domingo de Páscoa, o histórico CT de Bells Beach foi colocado na água, tendo regressado ao famoso Bells Bowl, depois da ação ter decorrido no pico de Winkipop nas duas jornadas competitivas anteriores.
Se possível, a organização pretendia coroar desde já os vencedores da quarta etapa do CT versão 2024, mas tal não veio a acontecer.
A subida da maré deteriorou as condições do mar, levando à interrupção da prova australiana após a conclusão dos quartos-de-final (masculino e feminino).
Das oito baterias disputadas, surgiu uma certeza. O Rip Curl Pro Bells Beach, que celebra este ano a 61ª edição, terá vencedores inéditos.
Consequência de um evento que tem vindo a ser marcado por grandes surpresas, particularmente na prova masculina, onde vários surfistas abaixo do cut conseguiram chegar às fases mais avançadas.
Do top 10 mundial na chegada a Bells, apenas Griffin Colapinto, comandante do ranking, resiste à razia verificada.
Se no setor feminino, já era certo que teríamos uma surfista a tocar pela primeira vez o sino mais famoso do surf mundial, o mesmo sucede agora no lado masculino.
Tudo porque o australiano Ethan Ewing, campeão em título do Rip Curl Pro Bells Beach, foi eliminado. Situação que deixa a competição 'aussie' sem antigos vencedores em prova. O 'carrasco' de Ewing foi o rookie Cole Houshmand, que está a ser a grande surpresa do campeonato.
O heat foi muito lento, uma vez que apenas houve três ondas surfadas, mas entre as quais constou a melhor de todo o dia.
Houshmand, que já tinha afastado Gabriel Medina numa bateria que terminou envolta em polémica, brilhou com uma onda de 9,07 pts rumo à primeira aparição numas meias-finais de uma etapa da divisão máxima do surf mundial.
Nas meias-finais, o surfista norte-americano vai medir forças com o sul-africano Matthew McGillivray. Ao derrotar por somente 0,1 pts o antigo top mundial Morgan Cibilic, que também deu nas vistas durante a competição, o surfista africano igualou o seu melhor desempenho numa etapa da elite mundial.
O outro duelo terá na água o norte-americano Griffin Colapinto, recente vencedor do MEO Rip Curl Pro Portugal, e o indonésio Rio Waida.
Griffin fez o melhore score combinado dos 'quartos' com 16,90 pts no triunfo diante do compatriota Jake Marshall, que na ronda 3 atirou Frederico Morais para fora de prova. Neste momento, Colapinto é o único surfista em competição que sabe o que é ganhar etapas da elite mundial.
Já Rio Waida bateu o rookie Kade Matson e também está em estreia nas meias-finais de uma etapa do CT.
Por sua vez, na prova feminina, uma maior 'normalidade' tem imperado. Virtual líder do ranking, Johanne Defay colocou um ponto final no conto de fadas da wildcard australiana Ellie Harrison, que já tinha deixado derrotado as compatriotas Tyler Wright e Molly Picklum (antiga número 1 mundial). Com a saída de cena de Ellie Harrison e Ethan Ewing, o surf australiano ficou sem representantes em competição.
Na luta por um lugar na final, Defay terá pela frente a costarriquenha Brisa Hennessy. Depois da desistência do MEO Rip Curl Pro Portugal devido à perfuração do tímpano esquerdo e ter apenas voltado à água em véspera do CT de Bells Beach, Brisa tem estado em grande plano. Nos quartos, Hennessy foi mesmo a autora do melhor score combinado (15,83 pts) da ronda.
A vencedor desta meia-final já sabe que na final irá dividir o lineup com uma surfista norte-americana, uma vez que Caitlin Simmers mede forças com Caroline Marks, campeã do mundo em exercício.
Nos quartos-de-final, Marks suplantou a brasileira Tatiana Weston-Webb, enquanto Simmers desembaraçou-se da havaiana Gabriela Bryan.
Com o período de espera a prolongar-se até ao próximo dia 5 de abril, cabe agora à organização escolher o melhor momento para dar luz verde às três horas de surf que restam neste Rip Curl Pro Bells Beach.
A próxima chamada está marcada para as 21h45 (hora de Portugal continental) desta segunda-feira, mas de acordo com as previsões ainda não deverá ser o momento para o fecho da etapa inaugural da perna australiana.
Resultados quartos-de-finais masculinos:
HEAT 1: Matthew McGillivray (RSA) 12.17 DEF. Morgan Cibilic (AUS) 12.16
HEAT 2: Cole Houshmand (USA) 13.84 DEF. Ethan Ewing (AUS) 6.00
HEAT 3: Griffin Colapinto (USA) 16.90 DEF. Jake Marshall (USA) 11.83
HEAT 4: Rio Waida (INA) 12.17 DEF. Kade Matson (USA) 6.64
Resultados quartos-de-finais femininos:
HEAT 1: Johanne Defay (FRA) 12.13 DEF. Ellie Harrison (AUS) 10.86
HEAT 2: Brisa Hennessy (CRC) 15.83 DEF. Sawyer Lindblad (USA) 11.74
HEAT 3: Caroline Marks (USA) 11.94 DEF. Tatiana Weston-Webb (BRA) 11.76
HEAT 4: Caitlin Simmers (USA) 15.50 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 14.07
Heats meias-finais masculinas:
HEAT 1: Matthew McGillivray (RSA) vs. Cole Houshmand (USA)
HEAT 2: Griffin Colapinto (USA) vs. Rio Waida (INA)
Heats meias-finais femininas:
HEAT 1: Johanne Defay (FRA) vs. Brisa Hennessy (CRC)
HEAT 2: Caroline Marks (USA) vs. Caitlin Simmers (USA)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram