Homepage

  • Catarina Sousa é vice-campeã mundial Master de bodyboard
    27 abril 2023
    arrow
    arrow
  • A multicampeã nacional de bodyboard melhorou o resultado obtido em 2022.
  • Terminou esta quinta-feira o Wahine Bodyboarding Pro, prova que teve honras de abrir o circuito mundial de bodyboard de 2023 e que realizou-se desde o passado dia 20 de abril nas ondas da Praia do Solemar, em Jacaraípe (Espírito Santo), Brasil.

    O evento idealizado pela consagrada Neymara Carvalho, dedicado 100% ao setor feminino, ficou desde já marcado pela coroação da primeira campeã mundial do ano, neste caso o título relativo à categoria Master, que foi disputado em formato de etapa única. 

    E aí, o bodyboard português esteve em grande evidência, mais uma vez. Depois do terceiro posto obtido em 2022, Catarina Sousa voltou a estar muito perto do título mundial e é agora vice-campeã mundial Master.

    Na Praia do Solemar, Cata plasmou novamente um percurso incrível, tendo vencido as cinco baterias que disputou até à final. Neste dia de todas as decisões, a multicampeã nacional começou por derrotar Maylla Venturin logo no primeiro heat do dia. Depois, nas meias-finais, foi tempo de Catarina levar a melhor sobre Soraia Rocha, bicampeã mundial de bodyboard (2000 e 2001). 

    Desta forma, Catarina Sousa marcou encontro na final com Mariana Nogueira, bodyboarder que desde sempre foi a sua inspiração. E tal como aconteceu no ano passado, Mariana foi a 'carrasca' de Catarina, numa final em que foi mais forte desde a primeira onda surfada, que valeu logo um 7,00 pts. Para a história, fica o score combinado final de 13,50 pts para Mariana Nogueira face aos 10,50 pts agregados por Catarina Sousa.

    Nem o facto de não estar a 100% em termos físicos, na sequência de um acidente grave que deixou marcas ao nível da cervical, impediu Mariana Nogueira de sagrar-se bicampeã mundial Master de bodyboard.

    Já Catarina Sousa pode não ter subido ao lugar mais alto do pódio, mas protagonizou mais um evento memorável. Não só pelo seu resultado final, mas também pelo facto de ter estado novamente no Tour com algumas das suas atletas da escola Boogie Chicks e de ter vivido um momento muito especial com a sua filha Concha Miranda, com ambas a participarem no heat especial que juntou mães e filhas.

    Para além de Catarina Sousa, o dia final deste Wahine Bodyboarding Pro teve ainda outra bodyboarder portuguesa em ação. Na categoria Pro, Joana Schenker alcançou o  terceiro posto na sua primeira aparição neste evento.

    A campeã mundial em 2017 foi eliminada nas meias-finais pela nipónica Namika Yamashita, numa bateria bastante equilibrada e que teve várias trocas de liderança. Depois de uma temporada onde esbarrou várias vezes nos quartos-de-final, a competidora algarvia começa o ano com um resultado forte no país irmão. Quanto à vitória, esta foi para Sari Ohhara, grande amiga de Joana Schenker.

    Numa final 100% nipónica, Sari bateu Namika na primeira vez que estas duas bodyboarders mediram forças numa prova internacional. Numa final em que Yamashita até começou por cima, Ohhara conseguiu uma onda de 9,00 pts, que fez diferença. Assim, a campeã do mundo em 2019 vingou a final perdida há quase um ano na Praia do Solemar para Neymara Carvalho.

    A outra campeã do dia foi a havaiana Aarya Tabalno que venceu a categoria Pro Júnior. Um triunfo saboroso, pois Tabalno suplantou a campeã mundial Luna Hardman na final. 

    Concluído que está o Wahine Bodyboarding Pro, o Mundial de Bodyboard versão 2023 parte em direção ao Chile, onde vão ser disputadas as duas próximas etapas. A primeira é o Antofagasta Bodyboarding Festival, com o período de espera de 18 a 28 de maio.

    Este é o único evento da temporada que terá em ação todas as categorias que dão forma ao circuito promovido pela International Bodyboarding Corporation (IBC): Open, Feminino, Dropknee, Pro Júnior masculino e Pro Júnior feminino. 

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • bodyboard
  • Competição
  • IBC World Tour
  • IBC
  • International Bodyboarding Corporation
  • Mariana Nogueira
  • Catarina Sousa
  • Joana Schenker
  • Sari Ohhara
  • Fotografia
    Facebook IBC
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias
setembro 28
Skaters internacionais deram show na maior vert ramp da Europa
setembro 28
Formação de Surf-Salva da SOBRASA visita Portugal em outubro
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Kika Veselko e a Liga MEO Surf 2023: 'É difícil dizer que tive pontos negativos'
setembro 27
Filipa Broeiro conquista etapa canária do Europeu de Bodyboard