Estamos a uma semana do início do período de espera do Tahiti Pro, a sexta etapa do circuito mundial de surf de 2024 e a primeira após o cut de meio da temporada, que atirou Frederico Morais para fora do CT.
Com a redução do elenco mundialista a meio da viagem pela terceira época consecutiva, as etapas da segunda metade da temporada apenas terão 24 surfistas em ação no setor masculino e 12 entre as senhoras.
Habitualmente disputado em agosto, o Tahiti Pro desta vez tem lugar "fora de época".
A transferência da famosa e desafiante etapa taitiana para maio deve-se à realização no verão da prova olímpica de surf de Paris'2024 nesta mesma onda tubular, situada nas águas do Oceano Pacífico.
Esta nova data permitirá aos tops mundiais qualificados o ensaio geral para a segunda prova olímpica de surf da história.
Neste que é sempre um dos eventos mais aguardados da temporada, a World Surf League (WSL) já revelou o heat draw para a prova que não contará com a participação de surfistas portugueses.
No setor masculino, destaque para a terceira bateria da ronda inaugural. Heat esse no qual o lendário Kelly Slater, que recebeu um wildcard para estar presente, defrontará o australiano Jack Robinson, campeão em título do Tahiti Pro e vencedor da última etapa (Margaret River).
O marroquino Ramzi Boukhiam, que passou de suplente a requalificado para o CT do próximo ano, completa a constituição da bateria.
Por sua vez, no heat seguinte, o norte-americano Griffin Colapinto, vigente líder do ranking mundial, mede forças com o brasileiro Italo Ferreira e o surfista que conquistar os trials, a disputar no próximo fim de semana.
Nota ainda para o facto de que o brasileiro Gabriel Medina, finalista vencido em 2023, tem encontro marcado com o norte-americano Jake Marshall e o havaiano Imaikalani deVault no sexto heat da ronda 1.
A destacar igualmente a ausência do brasileiro João Chianca. Apesar de ter já consumado o regresso à competição e de neste momento até estar por Teahupoo a treinar com a Confederação Brasileira de Surf, ainda não será desta que Chumbinho está de volta às etapas da elite mundial, ele que foi contemplado com um wildcard para o que resta do ano, bem como para 2025.
Passando para o heat draw da prova feminina, salta de imediato à vista o regresso da consagrada Carissa Moore, que beneficia de um wildcard.
Na bateria inaugural da ronda 1, a cinco vezes campeã mundial, que vai retirar-se da competição após Paris'2024, divide o lineup de Teahupo com a jovem conterrânea Bettylou Sakura Jonhson e a francesa Johanne Defay, vigente número dois do ranking.
Já a prodigiosa Caity Simmers, que enverga a licra amarela, mede forças no heat anterior com a antiga campeã mundial Tyler Wright e a wildcard local Vahine Fierro, que promete dar muitas dores de cabeça às tops mundiais à semelhança dos dois anos anteriores.
Por último, a campeã mundial Caroline Marks, que venceu em Teahupoo em 2023, inicia a campanha diante da australiana Molly Picklum e da rookie norte-americana Sawyer Lindblad.
Depois do grandioso espetáculo proporcionado nos tubos de Pipeline, especialmente no dia das finais, existe muita expectativa para ver as performances das melhores surfistas do mundo noutra onda de consequência de eleição.
O Tahiti Pro tem o período de espera de 22 a 31 de maio.
Depois do cut, daqui em diante o foco dos tops mundiais está na corrida ao top 5 dos rankings, que garante lugar na finalíssima de Trestles, onde serão discutidos os títulos mundiais em setembro próximo.
Ronda 1 masculino:
Heat 1: Ethan Ewing x Seth Moniz x Connor O'Leary
Heat 2: John John Florence x Rio Waida x Yago Dora
Heat 3: Jack Robinson x Ramzi Boukhiam x Kelly Slater
Heat 4: Griffin Colapinto x Italo Ferreira x vencedor dos trials
Heat 5: Jordy Smith x Crosby Colapinto x Matthew McGillivray
Heat 6: Jake Marshall x Imaikalani deVault x Gabriel Medina
Heat 7: Barron Mamiya x Liam O'Brien x Ryan Callinan
Heat 8: Cole Houshmand x Kanoa Igarashi x Leo Fioravanti
Ronda 1 feminina:
Heat 1: Brisa Hennessy x Gabriela Bryan x Tatiana Weston-Webb
Heat 2: Caitlin Simmers x Tyler Wright x Vahine Fierro
Heat 3: Johanne Defay x Bettylou Sakura Johnson x Carissa Moore
Heat 4: Molly Picklum x Caroline Marks x Sawyer Lindblad
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram