Pela primeira vez no período de espera, que começou no passado dia 11 de abril, o Margaret River Pro teve ação em dias consecutivos nas águas do famoso Main Break, que acolhe a quinta etapa do CT 2024, decisiva quanto às contas do cut.
No Oeste australiano, a jornada foi monopolizada pelo setor masculino, com o fecho da ronda de repescagem e a realização da ronda 3.
Ronda essa que a dado momento foi disputada em formato de baterias sobrepostas (overlapping). No entanto, a inconsistência do mar levou a organização a fazer marcha-atrás, pelo que as últimas oito baterias já foram colocadas na água de forma individual.
O dia em Margaret River começou com a repescagem a determinar a eliminação do havaiano Barron Mamiya, bem como de Yago Dora e Rio Waida.
Se o primeiro indonésio a atingir o CT, apesar da derrota de primeira, assegurou lugar dentro do cut, por sua vez, Yago Dora ainda não tem o seu futuro definido. Ele que é top mundial desde 2018.
Curiosamente, neste momento, Dora está dependente da prestação de três compatriotas: Samuel Pupo, Miguel Pupo e Caio Ibelli.
Este naipe de surfistas do país irmão, que conseguiu a qualificação para os oitavos-de-final, mantêm vivas as esperanças de continuarem no CT na segunda metade do ano.
Uma coisa já é certa, um dos manos Pupo ficará abaixo da linha do corte, pois ambos vão medir forças na segunda bateria dos oitavos-de-final.
Na batalha pela fuga ao cut, a ronda 3 ditou a saída do CT de oito surfistas: Frederico Morais, Kelly Slater, Callum Robson, Deivid Silva, Ian Gentil (rookie do ano em 2023) e dos estreantes Eli Hanneman, Jacob Willcox e Kade Matson. Todos eles eliminados.
Em sentido inverso, Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Liam O'Brien, o já mencionado Rio Waida, Ramzi Boukhiam, Imaikalani deVault, Leo Fioravanti, Ryan Callinan e Matthew McGillivray asseguraram a continuidade na segunda metade da presente época, bem como a requalificação para o circuito mundial de surf de 2025.
Significa isto que dos 22 surfistas que vão ficar acima do cut há apenas três vagas por decidir. Para já, os tão desejados lugares estão na posse do já eliminado Connor O'Leary (20º), Yago Dora (21º) e o havaiano Seth Moniz (22º).
Até ao momento, Moniz é o único top mundial que entrou no Margaret River Pro fora da zona de salvação e já conseguiu saltar para dentro do corte por troca com o conterrâneo Ian Gentil.
Nesta batalha de nervos, Seth tem agora pela frente nos oitavos-de-final o vice-campeão mundial Ethan Ewing. Um duelo bem exigente que o surfista havaiano está obrigado a vencer para não ficar dependente do resultado de terceiros.
Na ronda 3, o surfista em maior evidência foi o havaiano John John Florence, com a pontuação combinada de 17,13 pts no triunfo sobre o brasileiro Deivid Silva (16,70 pts), naquele que foi um super heat.
Nos oitavos-de-final, o duas vezes vencedor do Margaret River Pro vai agora medir forças com alguém que procura a primeira vitória no Oeste australiano. Falamos de Gabriel Medina, que derrotou australiano Ryan Callinan.
Um embate de cartaz, entre dois antigos campeões mundiais, com honras de abertura dos oitavos-de-final. Fase que também irá encerrar com um duelo que está a gerar muita expectativa, opondo o brasileiro Ítalo Ferreira e o australiano Jack Robinson.
É a reedição dos quartos-de-final do Hurley Pro Sunset Beach, disputado em fevereiro último. Aí, 'Robbo' levou a melhor rumo à categórica vitória no evento havaiano.
Nota ainda para Griffin Colapinto. Depois de eliminar Kelly Slater, colocando um ponto final no estatuto de KS como surfista do CT a tempo inteiro, o atual líder do ranking mundial vai dividir o lineup do Main Break com o marroquino Ramzi Boukhiam,
Quem também está entre os 16 melhores surfistas deste Margaret River Pro é George Pittar. A substituir o lesionado João Chianca, o jovem surfista 'aussie' continua a deixar boas indicações na elite mundial.
Nos oitavos-de-final, GP derrotou o norte-americano Cole Houshmand, recente campeão do Rip Curl Pro Bells Beach.
A luta de Pittar por um inédito lugar nos quartos-de-final será feita diante do compatriota Liam O'Brien.
Esta quarta-feira, a chamada está marcada para as 0h15 (hora de Portugal continental). O período de espera do Margaret River Pro estende-se até domingo, dia 21 de abril.
Resultados repescagem:
HEAT 1: Callum Robson (AUS) 12.84 DEF. John John Florence (HAW) 11.37, Otis North (AUS) 10.73
HEAT 2: Reef Heazlewood (AUS) 14.93 DEF. Miguel Pupo (BRA) 12.63, Barron Mamiya (HAW) 11.43
HEAT 3: Cole Houshmand (USA) 13.10 DEF. Kelly Slater (USA) 12.50, Yago Dora (BRA) 10.20
HEAT 4: Matthew McGillivray (RSA) 14.00 DEF. Deivid Silva (BRA) 12.54, Rio Waida (INA) 7.13
Resultados ronda 3:
HEAT 1: John John Florence (HAW) 17.13 DEF. Deivid Silva (BRA) 16.70
HEAT 2: Gabriel Medina (BRA) 14.66 DEF. Ryan Callinan (AUS) 12.40
HEAT 3: Miguel Pupo (BRA) 15.27 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 13.77
HEAT 4: Samuel Pupo (BRA) 12.77 DEF. Leonardo Fioravanti (ITA) 11.50
HEAT 5: Griffin Colapinto (USA) 11.87 DEF. Kelly Slater (USA) 6.17
HEAT 6: Ramzi Boukhiam (MAR) 13.06 DEF. Matthew McGillivray (RSA) 12.43
HEAT 7: George Pittar (AUS) 13.26 DEF. Cole Houshmand (USA) 12.87
HEAT 8: Liam O'Brien (AUS) 15.00 DEF. Jacob Willcox (AUS) 14.17
HEAT 9: Ethan Ewing (AUS) 14.33 DEF. Reef Heazlewood (AUS) 11.37
HEAT 10: Seth Moniz (HAW) 10.60 DEF. Connor O'Leary (JPN) 10.10
HEAT 11: Jordy Smith (RSA) 13.77 DEF. Frederico Morais (POR) 12.83
HEAT 12: Caio Ibelli (BRA) 13.50 DEF. Crosby Colapinto (USA) 10.97
HEAT 13: Jake Marshall (USA) 11.84 DEF. Eli Hanneman (HAW) 11.33
HEAT 14: Imaikalani deVault (HAW) 13.73 DEF. Ian Gentil (HAW) 13.70
HEAT 15: Italo Ferreira (BRA) 10.93 DEF. Kade Matson (USA) 10.33
HEAT 16: Jack Robinson (AUS) 13.83 DEF. Callum Robson (AUS) 10.77
Heats oitavos-de-final:
HEAT 1: John John Florence (HAW) vs. Gabriel Medina (BRA)
HEAT 2: Miguel Pupo (BRA) vs. Samuel Pupo (BRA)
HEAT 3: Griffin Colapinto (USA) vs. Ramzi Boukhiam (MAR)
HEAT 4: George Pittar (AUS) vs. Liam O'Brien (AUS)
HEAT 5: Ethan Ewing (AUS) vs. Seth Moniz (HAW)
HEAT 6: Jordy Smith (RSA) vs. Caio Ibelli (BRA)
HEAT 7: Jake Marshall (USA) vs. Imaikalani deVault (HAW)
HEAT 8: Italo Ferreira (BRA) vs. Jack Robinson (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram