Se o dia inaugural do Caparica Surf Fest foi marcado por uma verdadeira maratona de surf, já a segunda jornada foi efetuada em modo expresso.
Esta quarta-feira, apenas quatro heats foram disputados no tempestuoso mar da Praia do Tarquínio-Paraíso, palco da derradeira etapa do QS regional europeu de 2023/2024.
Heats esses correspondentes às quatro últimas baterias da ronda 2 da prova masculina, que não foi possível terminar na véspera.
Com as condições do mar a deteriorem-se por força da passagem da depressão Nelson, a organização fez três chamadas até dar luz verde para a retoma do campeonato, o que aconteceu ao início da tarde, já com a maré a encher.
Duas horas de sobrevivência para quem esteve na água, debaixo de intempérie, onde houve sortes distintas para os dois surfistas portugueses que vestiram a licra de competição. Afonso Antunes avançou para a terceira ronda, enquanto Francisco Queimado foi eliminado.
O primeiro a entrar em ação foi Afonso na segunda bateria da tarde. Com o score combinado de 11,80 pts, o segundo melhor da jornada, Antunes assegurou a segunda vitória em outros tantos heats já disputados no Caparica Surf Fest 2024.
O competidor de 20 anos bateu o basco Yago Dominguez (10,97 pts), o francês Erwan Blouin (7,74 pts) e o israelita Siam Nikritin (7,10 pts). O triunfo de Afonso Antunes impediu que a França fizesse o pleno de vitórias nesta curta jornada.
Na bateria seguinte, Francisco Queimado não conseguiu replicar o mesmo desfecho do compatriota. Queimado alcançou o terceiro posto, com o somatório de 8,07 pts, ficando atrás do marroquino Teve Bouchgua (9,40 pts) e do gaulês Justin Becret (11,77 pts). O israelita Ido Arkin (4,83 pts) foi o outro surfista que ficou pelo caminho.
Contas feitas, teremos seis surfistas portugueses em ação na terceira ronda do Caparica Surf Fest 2024. Afonso Antunes juntou-se ao atual campeão nacional Joaquim Chaves, a João Mendonça, Francisco Ordonhas, Martim Fortes e Guilherme Ribeiro, que conseguiram o apuramento na véspera.
Já na prova feminina, que esta quarta-feira não foi para a água, oito surfistas portuguesas estão na segunda 2, que marca a estreia das tops seeds.
O elenco luso é composto por Teresa Bonvalot, Lua Escudeiro, Maria Salgado, Mafalda Lopes, Francisca Veselko, Yolanda Hopkins, Maria Dias e Carolina Mendes.
Face ao esperado agravamento das condições do mar para esta quinta-feira, a organização tomou antecipadamente a decisão de decretar lay day.
A próxima chamada está marcada para as 6h30 (hora de Portugal continental) da sexta-feira Santa, dia 29 de março.
Recorde-se que o período de espera da nona edição do Caparica Surf Fest prolonga-se até sábado, neste que é um evento com estatuto QS3000 para o setor masculino e QS1000 no lado feminino.
Por realizar estão 38 baterias, pelo que há ainda muito campeonato pela frente até à coroação dos vencedores. Em jogo, estão igualmente os títulos europeus da World Surf League (WSL).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram