Teve início esta terça-feira a nona edição do Caparica Surf Fest, a derradeira etapa do QS regional europeu 2023/2024 e que conta com 26 surfistas portugueses em prova (Luís Perloiro e Gabriela Dinis são baixas de última hora).
Nesta jornada inaugural, a competição lusa teve uma verdadeira maratona de surf, que começou bem cedo pela manhã e terminou já perto do pôr do sol.
Um total de 36 baterias foram colocadas na água, num dia em que as rondas inaugurais foram disputadas com recurso a palanque duplo (Praia do Tarquínio/Paraíso e Praia do Dragão Vermelho).
Conforme as previsões indicavam, mar bem agitado e desafiante, ventos fortes, chuva e frio foram uma constante.
No que toca aos surfistas portugueses que estiveram em ação, João Mendonça e Guilherme Ribeiro destacaram-se.
Mendonça, de apenas 18 anos de idade, somou por vitórias as duas baterias que surfou. Por sua vez, Gui foi um dos autores da melhor onda (7,50 pts) do dia em ex aequo com o francês Leo Paul Etienne e o britânico Arran Strong, que é presença habitual nas etapas da Liga MEO Surf, competição que define os títulos máximos do surf português.
O Caparica Surf Fest 2024 arrancou com a realização da ronda 1 da prova feminina, que tem estatuto QS1000.
Nesta fase, apenas Maria Salgado conseguiu carimbar o acesso à segunda ronda, juntando-se a Teresa Bonvalot, Lua Escudeiro, Mafalda Lopes (campeã em título), Francisca Veselko, Yolanda Hopkins, Maria Dias e Carolina Mendes.
Já Erica Máximo, Camila Cardoso, Teresa Pereira e Beatriz Costa foram eliminadas de primeira.
No lado masculino, sete surfistas portugueses superaram a ronda inaugural: João Mendonça, Afonso Pinto, Martim Nunes, Francisco Ordonhas, Afonso Antunes, Francisco Queimado e Martim Fortes.
Pelo caminho ficaram Jaime Veselko, João Roque de Pinho e Tiago Stock, vencedor do último Capítulo Perfeito e recente finalista vencido do Allianz Figueira Pro, etapa inaugural da Liga MEO Surf 2024.
Nas 12 baterias respeitantes à ronda 2 que foram colocadas na água e marcaram a estreia dos tops seeds, seguiram em frente João Mendonça, Joaquim Chaves, Martim Fortes, Francisco Ordonhas e Guilherme Ribeiro, que conquistou o derradeiro heat da jornada.
Na chegada a este evento, Ribeiro é o surfista português mais bem colocado no ranking masculino, estando muito perto das posições de qualificação para o circuito Challenger Series 2024.
Quanto a Afonso Pinto, Martim Nunes, Martim Paulino e Francisco Almeida despediram-se nesta fase do Caparica Surf Fest na ronda 2.
Ainda nesta fase, Afonso Antunes e Francisco Queimado estão por entrar em cena. Após o primeiro dia de competição, 15 surfistas portugueses encontram-se em prova.
Para esta quarta-feira, segundo dia do período de espera, a chamada encontra-se marcada para as 9h00 (hora de Portugal continental).
Espera-se nova jornada com condições bem desafiantes na Praia do Tarquínio/Paraíso.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram