O mau tempo veio para ficar nesta Semana Santa devido aos efeitos da depressão Nelson.
Em comunicado divulgado no seu portal de internet, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que uma "vasta região depressionária, com ondulações frontais associadas, que se estende desde a Islândia até à região da Madeira" irá influenciar o estado do tempo em Portugal continental nos próximos dias.
Desta forma, o instituto prevê "precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, pelo menos até ao domingo de Páscoa. Essa precipitação será frequentemente sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e das serras do extremo Norte, podendo em alguns períodos baixar a cotas a rondar os 1.000 metros de altitude".
Ao nível das temperaturas, o IPMA prevê valores "sem alteração significativa ao longo da semana", apesar de uma variação na temperatura mínima esperada, que sobe esta quarta-feira e volta a descer na sexta-feira.
"Serão registadas temperaturas máximas entre 15 e 20°C na região Sul, sendo entre 10 e 15°C na generalidade do Norte e Centro, e inferiores no nordeste transmontano e nas terras altas, onde em diversos dias não deverão superar os 10°C. As temperaturas mínimas deverão situar-se entre 5 e 10°C em boa parte do território, sendo em alguns locais do interior Norte e Centro entre 0 e 5°C, podendo ser pontualmente inferiores nas terras altas", explica o instituto.
Prevê-se ainda "períodos com vento forte, a predominar do quadrante oeste, com rajadas até 85 km/hora, podendo ser superiores a 100 km/hora nas terras altas".
Quanto ao estado do mar, o IPMA antecipa "agitação marítima forte num período de tempo alargado que pode ir até dia 30 [sábado], em especial na costa ocidental, com ondas de noroeste com cinco a sete metros de altura significativa".
Como tal, entre os distritos de Viana do Castelo e Lisboa, vigora o aviso laranja até às 03h00 de sexta-feira, dia 29 de março.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram