Pela terceira temporada consecutiva, os campeões mundiais de surf foram coroados num formato de finalíssima em único dia de competição, com a presença dos tops 5 mundiais (masculino + feminino) após a temporada regular.
A onda de Trestles, na Califórnia, foi mais uma vez o palco escolhido para a decisão, num modelo que parece ter vindo para ficar. Isto porque na passada quarta-feira, aquando do anúncio do calendário do CT 2024, a World Surf League (WSL) revelou que no próximo ano os títulos mundiais serão novamente decididos numa finalíssima e em... Trestles.
"Estamos verdadeiramente felizes por confirmar o regresso das finais a Trestles na próxima época. Já organizámos três finalíssimas emocionantes nesta onda de alta performance, que provou ser um palco incrível para a coroação dos nossos campeões mundiais", afirmou Jessi Miley-Dyer, responsável de competições da WSL.
Em comunicado, a empresa que tutela o surf profissional mundial também divulgou os dados de audiência da última finalíssima, disputada no passado dia 9 de setembro e que coroou o brasileiro Filipe Toledo e a norte-americana Caroline Marks como campeões do mundo.
Em comparação com o ano transato, houve um significativo aumento da audiência, o que também ajudou o facto de ter sido realizada pela primeira vez num fim de semana.
Desta forma, as finais de 2023 tornaram-se no dia de surf mais visto de sempre em todo o mundo, suplantando as finais do ano anterior.
Ao nível das estações televisivas, com os direitos de transmissão do evento, ocorreu um aumento das audiências. Por exemplo, a brasileira Globo/SporTV registou a audiência superior a um milhão de telespetadores, o que significou um aumento de 16% em comparação com 2022, ano em que Filipe Toledo também se sagrou campeão mundial.
A WSL explicou ainda que as finais geraram 10,7 milhões de visualizações de vídeos num único dia, o que representa um incremento de 29% face ao verificado em 2022. Foram também registadas 25 milhões de visualizações video-on-demand, o que significa um aumento de 58% na comparação com o ano passado.
Números que ajudam a explicar a continuidade na aposta deste formato, que agrada a uns e desagrada a outros...
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram