É um verdadeiro conto de fadas aquele que o jovem Dane Henry tem vivido desde setembro, assumindo-se como um dos mais promissores surfistas da atualidade.
Em quatro meses, o talentoso júnior australiano sagrou-se campeão mundial por duas (!) vezes após conquistas em diferentes escalões nas esferas da ISA e da WSL. Um registo absolutamente notável para alguém que só contabiliza 19 anos. É muito novo, mas já tem um palmarés de fazer corar de inveja a muitos veteranos nestas andanças.
Bem sabemos que as conquistas nos escalões de formação podem não querer dizer muito sobre o futuro dos atletas, uma vez que a mudança para o nível Open traz sempre toda uma nova realidade competitiva. Porém, a verdade é que Dane Henry também já conheceu a glória entre os graúdos.
Essa foi mesmo a sua primeira conquista desta sequência para a história do surf 'aussie'. Em setembro último, no Mundial ISA de El Salvador, Dane Henry ofereceu à Austrália uma medalha de ouro que já fugia desde o distante ano de 1998. Numa performance de altíssimo nível (18,17 pts na final), onde exibiu todo o poder do seu surf progressivo, Henry provocou a surpresa ao bater campeão olímpico Kauli Vaast e o compatriota e ex-top mundial Morgan Cibilic.
Dane Henry
ISA/Sean Evans
A categórica coroação na América Central tornou Dane Henry no segundo surfista da história a possuir em simultâneo títulos mundiais ISA nos escalões Open e Júnior. Só um tal de Tom Curren havia conseguido o mesmo nos idos da década de 80 do século passado.
Para completar o ramalhete, pelo menos para já, seguiu-se no último domingo a coroação no universo da World Surf League (WSL), com o inédito ceptro de campeão do mundo Júnior arrecadado nas pequenas ondas Filipinas. Uma prova em que mostrou nervos de aço - esteve quase a ser eliminado nas meias-finais - e mostrou grande capacidade de adaptabilidade ao mar minúsculo.
Ah e pelo meio de todos estes sucessos, que não são coisa pouca, o detentor do título mundial ISA Sub-18 em 2024 debutou como vencedor no QS e proclamou-se campeão do Pro Júnior da Austrália/Oceânia.
Imparável, Dane Henry está a deixar muita água na boca, quanto aquilo que poderá ser o futuro perante um presente tão bem-sucedido. É para seguir com muita atenção os próximos passos, que incluem a estreia como efetivo no competitivo circuito Challenger Series. É o bónus pelo título mundial celebrado há poucos dias.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram