Este domingo é dia de celebração para Teresa Bonvalot. Nas pequenas ondas que a Praia do Areal de Santa Bárbara entregou, Teresa sagrou-se campeã nacional Open pela sexta vez na carreira. Meia dúzia de títulos aos 25 anos, sendo que o primeiro foi arrecadado com apenas 14 primaveras.
Conquistado de forma antecipada, o novo título foi conquistado após Bonvalot vencer o Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf versão 2025.
A goofy de Cascais aterrou no arquipélago dos Açores a depender exclusivamente de si para revalidar o título nacional. Para tal ser realidade, o principal requisito passava por vencer em território insular. Esse cenário determinava automaticamente o fecho das contas.
E foi isso mesmo que Teresa Bonvalot fez. Na final, em novo duelo de campeãs nacionais, a vigente campeã Open superiorizou-se à campeã Sub-20, a jovem Maria Salgado.
Num heat lento, na sequência das condições do mar, Teresa somou 12,10 pts perante os 9,00 pts registados pela oponente de Santa Cruz, que até saiu na frente.
Para Maria Salgado, esta foi a terceira final consecutiva que perdeu na competição que define os títulos máximos do surf nacional. Curiosamente, todos estes vice-campeonatos surgiram após contendas com Teresa Bonvalot.
Já Teresa selou pela terceira vez a conquista do título nacional Open em águas açorianas, nesta que foi também a sua 30.ª vitória no circuito nacional de surf. Só a histórica Patrícia Lopes tem mais vitórias (39) e coroas nacionais (11).
"É sempre especial. Mais uma vez, sagro-me campeã antecipadamente. Mesmo o mar estando mais pequenino, há umas ondas divertidas. Venham mais! Têm sido uns dias incríveis e agora fico por cá mais uns dias a aproveitar os Açores", confidenciou a agora seis vezes campeã nacional Open na curta entrevista concedida à 'Sport TV' após a final.
No Allianz Ribeira Grande Pro, as conquistas de Teresa Bonvalot não ficaram 'só' pelo título nacional.
Pela sexta vez também venceu o já histórico sub-troféu Allianz Triple Crown, que premeia os surfistas com mais pontos somados nas etapas com o naming da seguradora germânica.
O ramalhete de premiações fica completo com o wildcard para o evento especial Quiksilver Fest, a realizar em Hossegor (França) no próximo mês de setembro.
Com quatro etapas já levadas a cabo, a Liga MEO Surf vai agora enfrentar uma longa pausa. O regresso dá-se apenas de 24 a 26 de outubro com o Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa do ano.
Pelo meio, no início de agosto, disputa-se a Miss Quebramar Cup, evento especial que pontua para o ranking nacional feminino e que se realiza à margem da Liga MEO Surf.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram