Domingão de surf no Rio Pro, com o vibrante 'Maracanã do Surf' a rebentar pelas costuras no primeiro dia de competição desta que é a nona e antepenúltima etapa do CT versão 2025.
Depois do mar pequeno verificado no sábado - dia inaugural do período de espera - a entrada de nova ondulação reativou o Point de Itaúna, oferecendo boas oportunidades aos tops mundiais.
Assim, viveu-se um longo dia de competição (16 baterias realizadas), marcado por surpresas e as primeiras eliminações entre as senhoras, naquela que foi uma autêntica razia no top 5 do ranking.
Prova feminina onde já é certo que haverá uma nova vencedora face aos dois anos anteriores. Isto porque Caitlin Simmers foi derrotada na repescagem pela brasileira Luana Silva em duelo equilibrado entre as atuais campeãs mundiais Open e Júnior da World Surf League (WSL).
As duas surfistas ficaram separadas por somente 0,23 pts, num desfecho que determina a primeira eliminação de Simmers no Rio Pro.
Este foi um resultado inesperado, mas antes já tinha ocorrido a grande surpresa do dia. Estreante em eventos do CT, a wildcard Arena Rodriguez eliminou a havaiana Gabriela Bryan, vigente líder do ranking mundial.
Num dos heats com pontuações combinadas mais baixas, a surfista peruana de 19 anos somou 8,90 pts para obter a maior vitória da carreira, até ao momento. Por sua vez, Bryan quedou-se pelos 6,50 pts e tem agora a licra amarela em risco.
A ameaça é a australiana Molly Picklum, a resistente do top 5 mundial, depois da repescagem vitimizar Gabriela Bryan, Caity Simmers, Bettylou Sakura Jonhson e Isabella Nichols. Caso vença o embate diante de.... Arena Rodriguez, 'Pickles' ascende ao primeiro posto da hierarquia mundial.
Molly foi a única top seed que apurou-se diretamente para os 'quartos', conseguindo a melhor pontuação combinada com 13,50 pts. A ronda 1 foi inevitavelmente marcada pelo triunfo da regressada Tatiana Weston-Webb. Fora do CT desde março para cuidar da saúde mental, a wildcard brasileira não mostrou falta de ritmo neste retorno à competição.
Para além de Arena Rodriguez e Luana Silva, as duas restantes surfistas que superaram a repescagem foram a campeã olímpica Caroline Marks e a 'aussie' Tyler Wright, recordista feminina de vitórias no Rio Pro com três sucessos.
Bicampeã mundial, Tyler deixou pelo caminho Bettylou Sakura Johnson. Em apenas sete dias, a surfista havaiana viveu dois momentos totalmente diferentes: de conquistar o Trestles Pro à derrota de primeira no Brasil.
Na prova masculina, houve apenas lugar à disputa da ronda 1. Uma ronda em que só tivemos dois cabeças de série a vencerem e consequentemente a seguirem diretamente para os oitavos-de-final.
Curiosamente, dois brasileiros e ex-campeões mundiais: Italo Ferreira, que iniciou da melhor maneira a defesa do título de campeão do Rio Pro, e Filipe Toledo.
Em Saquarema, o bicampeão mundial esteve em destaque, pois superiorizou-se num embate com dois rivais de peso: o compatriota João Chianca e o californiano Griffin Colapinto, ambos relegados para a repescagem.
O número 1 mundial, Jordy Smith, Yago Dora (finalista vencido em 2024), Jack Robinson e Ethan Ewing são outras figuras de proa que vão surfar na ronda de repescagem.
Aí, também encontraremos os dois wildcards, o jovem Gabriel Klaussner e o experiente Peterson Crisanto, num cenário diferente do que sucede com as convidadas do quadro feminino.
Nesta primeira apresentação na Praia de Itaúna, a melhor performance foi plasmada pelo italiano Leo Fioravanti, com 13,84 pts. Também apurado para os 'oitavos', Cole Houshmand fez a onda com a pontuação mais elevada (8,00 pts) de toda a jornada, sendo o único a entrar na bitola da excelência. Numa onda para a esquerda, o surfista norte-americano mostrou a força do seu power surf, com duas potentes rasgadas.
Para esta segunda-feira, espera-se a descida do mar face ao que ocorreu este domingo, pelo que não é certo que haja ação pelo segundo dia consecutivo.
Chamada às 10h45 (hora de Portugal continental), com retoma de prova marcada para as 11h03. O Rio Pro tem o período de espera até ao dia 29 de junho.
Resultados ronda 1 feminina:
HEAT 1: Erin Brooks (CAN) 11.56 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 10.10, Isabella Nichols (AUS) 9.66
HEAT 2: Lakey Peterson (USA) 9.56 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 8.20, Arena Rodriguez (PER) 4.13
HEAT 3: Tatiana Weston-Webb (BRA) 12.17 DEF. Caitlin Simmers (USA) 9.00, Tyler Wright (AUS) 7.27
HEAT 4: Molly Picklum (AUS) 13.50 DEF. Caroline Marks (USA) 9.60, Luana Silva (BRA) 6.30
Resultados ronda 1 masculina:
HEAT 1: Italo Ferreira (BRA) 12.43 DEF. Connor O'Leary (JPN) 11.20, Seth Moniz (HAW) 7.47
HEAT 2: Joel Vaughan (AUS) 13.33 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 6.34, Alejo Muniz (BRA) 4.97
HEAT 3: Crosby Colapinto (USA) 12.50 DEF. Yago Dora (BRA) 10.60, Peterson Crisanto (BRA) 7.77
HEAT 4: Cole Houshmand (USA) 13.30 DEF. Gabriel Klaussner (BRA) 10.90, Jordy Smith (RSA) 9.43
HEAT 5: Alan Cleland (MEX) 12.33 DEF. Jake Marshall (USA) 9.97, Barron Mamiya (HAW) 8.33
HEAT 6: Miguel Pupo (BRA) 12.00 DEF. Ethan Ewing (AUS) 8.93, Marco Mignot (FRA) 8.24
HEAT 7: Leonardo Fioravanti (ITA) 13.84 DEF. Jack Robinson (AUS) 10.83, Rio Waida (INA) 6.56
HEAT 8: Filipe Toledo (BRA) 12.90 DEF. Joao Chianca (BRA) 11.23, Griffin Colapinto (USA) 8.57
Resultados repescagem feminina:
HEAT 1: Arena Rodriguez (PER) 8.90 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 6.50
HEAT 2: Tyler Wright (AUS) 11.90 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 9.63
HEAT 3: Luana Silva (BRA) 10.47 DEF. Caitlin Simmers (USA) 10.24
HEAT 4: Caroline Marks (USA) 11.43 DEF. Isabella Nichols (AUS) 9.57
Heats repescagem masculina:
HEAT 1: Jordy Smith (RSA) vs. Gabriel Klaussner (BRA)
HEAT 2: Ethan Ewing (AUS) vs. Marco Mignot (FRA)
HEAT 3: Yago Dora (BRA) vs. Peterson Crisanto (BRA)
HEAT 4: Jack Robinson (AUS) vs. Rio Waida (INA)
HEAT 5: Kanoa Igarashi (JPN) vs. Alejo Muniz (BRA)
HEAT 6: Griffin Colapinto (USA) vs. Joao Chianca (BRA)
HEAT 7: Barron Mamiya (HAW) vs. Seth Moniz (HAW)
HEAT 8: Jake Marshall (USA) vs. Connor O'Leary (JPN)
Heats quartos-de-finais femininos:
HEAT 1: Caroline Marks (USA) vs. Tatiana Weston-Webb (BRA)
HEAT 2: Tyler Wright (AUS) vs. Luana Silva (BRA)
HEAT 3: Molly Picklum (AUS) vs. Arena Rodriguez (PER)
HEAT 4: Lakey Peterson (USA) vs. Erin Brooks (CAN)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram