Francisco Ordonhas somou este domingo a segunda vitória consecutiva no Allianz Ribeira Grande Pro, a etapa insular da Liga MEO Surf.
Neste que foi o quarto e penúltimo evento da temporada de 2025, o atual campeão europeu Júnior da World Surf League (WSL) operou uma espetacular reviravolta para bater o júnior Matias Canhoto na final.
As pequenas ondas do Areal de Santa Bárbara foram palco de um intenso duelo 100% goofy, protagonizado por dois jovens surfistas que brilharam desde o início do campeonato e que representam a nova geração do surf masculino luso.
A fazer a estreia em finais na Liga MEO Surf, com apenas 17 anos, Matias Canhoto teve uma entrada mais forte, mas Ordonhas, de 19 anos, respondeu à letra na segunda metade da bateria, fazendo uso do seu arsenal de manobras aéreas.
Com uns expressivos 15,80 pts em 20 possíveis, o surfista de Cascais garantiu a primeira vitória do ano, a segunda da carreira na elite nacional do surf. Sempre no arquipélago dos Açores.
"Comecei a ficar um pouco perdido após o arranque do Matias, mas depois consegui apanhar uma onda. Depois da primeira onda, consegui apanhar o meu ritmo e foi uma boa reviravolta, embora já não estivesse à espera. Os Açores estão no meu coração, pois conquistei aqui as minhas duas vitórias na Liga MEO Surf", disse Francisco Ordonhas.
Por sua vez, Matias Canhoto registou 14,20 pts e teve de contentar-se com o vice-título, num evento que em deu espetáculo, tendo mesmo feito a melhor nota de toda a prova (9,50 pts). Na prova feminina, a irmã de Canhoto, Ana Mel, também esteve em destaque ao conseguir o terceiro posto, o seu melhor resultado até ao momento no circuito nacional de surf.
Quem também conseguiu o melhor desempenho em etapas da Liga MEO Surf foi o jovem Manuel Pirujinho, que atingiu as meias-finais juntamente com o tricampeão nacional Sub-20, Martim Nunes.
Este domingo, houve outro vencedor da jornada, pese embora não tenha vestido a licra de competição, uma vez que ficou pelo caminho na véspera ao perder na ronda 3.
Luís Perloiro venceu pela primeira vez o sub-troféu Allianz Triple Crown e garantiu o wildcard para o evento especial Quiksilver Fest, a realizar em Hossegor no próximo mês de setembro.
'Lula' ficou com o convite porque deixa os Açores na liderança do ranking nacional, tal como a recém-coroada campeã nacional Teresa Bonvalot nas senhoras. É de licra amarela que Perloiro vai surfar no Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2025.
De 24 a 26 de outubro, espera-se uma intensa corrida ao título nacional na Capital da Onda. Os três primeiros do ranking (Luís Perloiro, Joaquim Chaves e João Mendonça) estão separados por uns magros 20 pontos ao cabo de quatro etapas já disputadas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram