É já esta sexta-feira que tem início o Allianz Ericeira Pro, a terceira e antepenúltima etapa da Liga MEO Surf versão 2025.
Até domingo, os tops nacionais competem nas direitas da icónica Praia de Ribeira d'Ilhas, que pela 16.ª época consecutiva recebe a competição que define os títulos máximos do surf nacional.
A primeira chamada acontece às 7h00 (hora de Portugal continental) desta sexta-feira. As previsões apontam para a entrada de uma ondulação, o que deverá oferecer condições de qualidade ao longo do campeonato.
No dia inaugural, a ação vai arrancar com os trials masculinos, prosseguindo depois com a ronda inaugural masculina e também a feminina. O heat draw (masculino + feminino) já é conhecido.
Em prova, estarão vários surfistas locais de Ribeira d’Ilhas, como o campeão nacional de 2023 Joaquim Chaves, Afonso Antunes, Henrique Pyrrait, Martim Fortes ou Constância Simões.
“Apesar de não ser natural da Ericeira, há muitos anos que vivo aqui e passo muito tempo a surfar a onda de Ribeira d’Ilhas. É uma onda que senti muita dificuldade em surfar ao início, mas que hoje sem dia já me sinto muito mais confortável. Sem dúvida que sinto um pouco de vantagem em competir em Ribeira d’Ilhas, porque, quer seja por falta de opção ou falta de motivação para treinar, acabo surfar a onda em dias que quase ninguém tem vontade de surfar. Acabo por ter algumas horas de surf em Ribeira d’Ilhas a mais que a concorrência e isso pode ser um ponto a meu favor. No ano em que fui campeão nacional venci esta etapa e também tenho feito boas prestações na etapa do circuito Challenger Series em Ribeira d’Ilhas. Penso que me vou dar bem e vou dar tudo para conseguir o melhor resultado do ano e superar o 5.º lugar que fiz nas duas etapas anteriores", refere Joaquim Chaves.
Já Constância Simões, bicampeã nacional Sub-16, diz:
“Desde cedo que tenho uma relação especial com a onda de Ribeira d’Ilhas, a praia e o ambiente desta etapa. Já foram vários os momentos em que aqui competi desde pequena nos circuitos do Ericeira Surf Clube, regionais, entre outros, e tirei alguns bons resultados. Penso que a ideia de o fazer novamente, criar novos laços e obter resultados nesta mesma onda me deixariam de coração cheio. Será certamente um desafio porque o nível está muito bom. Vamos torcer para ter condições clássicas como é característico de Ribeira d’Ilhas e dar um bom espetáculo de surf a quem nos for ver competir.”
O Allianz Ericeira Pro pode ser acompanhado através da transmissão em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: canal de YouTube do MEO, Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO.
Programa Allianz Ericeira Pro (sujeito a alterações)
Sexta-feira, 16 de maio
07h00 – Call primeiro dia de competição com início dos trials masculinos
09h30 – Ações do Programa Mar Vivo Pingo Doce – Jerónimo Martins
Sábado, 17 de maio
08h00 – Call do segundo dia de competição (sujeito a confirmação)
15h00 – ANS Expression Session
16h00 – Beach Party 'Quiksilver Everywhere' – DJ Musafa
18h30 – Boardriders Ericera 'Quiksilver Everywhere' – DJ Kelson
00h00 – Ouriço Disco Night 'Quiksilver Everywhere' – DJs_ilva & DJ Domve
Domingo, 18 de maio
07h00 – Call terceiro dia de competição (sujeito a confirmação)
15h00 – Quiksilver Heritage Heat: Tiago Pires x Ruben Gonzalez x José Gregório x Paulo do Bairro
16h00 – Finais do Allianz Ericeira Pro
17h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Ericeira Pro
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram