Depois de abertura de hostilidades na região Centro, com a passagem pela Figueira da Foz, a Liga MEO Surf versão 2025 está a caminho do Norte do país.
Entre os dias 25 e 27 de abril, disputa-se o Somersby Porto Pro, a segunda de cinco etapas em agenda para a presente temporada da competição que define os títulos máximos do surf nacional.
Este ano, a etapa mais citadina do ano celebra a sua 20.ª edição, estando os melhores surfistas nacionais a postos para oferecerem mais um grande espetáculo na região Norte.
Com as vitórias arrecadadas nas direitas da histórica Praia do Cabedelo, Luís Perloiro e Francisca Veselko encontram-se na liderança dos rankings nacionais, vestindo a licra amarela.
Para 'Lula', tal contexto não significa alterar a sua "abordagem" à Liga MEO Surf.
“Não comecei este ano com um objetivo específico de resultado na Liga MEO Surf, pois o meu objetivo passa por competir com os melhores surfistas nacionais, manter o meu nível de surf o mais alto que consiga, e, acima de tudo, divertir-me e fazer boas ondas, que é o que me dá mais gosto".
Perloiro, de 26 anos, reitera que a "competição não é a razão" pela qual faz surf.
"É mesmo pelo prazer que sinto quando estou dentro de água a surfar. Isto não significa que não goste de competir ou que não o faça com seriedade. Continuo a gostar de ganhar e continuo a ser ambicioso! Mas vou para o Norte e para as próximas etapas com o intuito de aproveitar bons momentos de surf com os melhores surfistas nacionais. Se aparecerem mais resultados e boas classificações fico muito feliz", disse o surfista que na Figueira da Foz estreou-se a vencer na Liga MEO Surf.
Por sua vez, Kika Veselko chega ao Norte num excelente momento de forma e em busca da terceira vitória consecutiva no Somersby Porto Pro.
“Momentos vêm e vão. Tenho trabalhado para um projeto a longo prazo e é nesse processo que tenho de me focar. Claro que começar o ano com vitórias ajuda na confiança, na motivação e na continuação do trabalho. Tenho consciência de que as coisas ainda agora começaram e há muito caminho pela frente, mas o foco continua a ser um passo de cada vez, uma etapa de cada vez. O circuito Challenger Series é muito difícil, muito competitivo e não me quero deixar levar pelas vitórias deste ano. Para o Somersby Porto Pro, como em todas as etapas, vou para ganhar e tudo farei para voltar a repetir a vitória da Figueira da Foz."
O Somersby Porto Pro é um evento que integra o cartaz da 11.ª edição da Porto & Matosinhos Wave Series, que engloba diversas competições nacionais e regionais de surf, bem como iniciativas com foco na inclusão e sustentabilidade do surf.
Vencedores Somersby Porto Pro:
2024 – Tomás Fernandes e Francisca Veselko
2023 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2022 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot
2020 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam
Segue o Beachcam.pt no Instagram