Ainda nem passaram 72 horas da conclusão do El Salvador Pro e a caravana do circuito mundial de surf já se mudou de armas e bagagens para a Austrália, onde em mês e meio disputam-se as três etapas que antecedem o cut.
Em tempo de Páscoa, as hostilidades vão naturalmente abrir com a mais antiga etapa do CT: o Rip Curl Pro Bells Beach, que tem o período de espera de 18 a 28 de abril.
Em plena contagem decrescente para o histórico evento, disputaram-se os tradicionais trials na passada segunda-feira, nos quais estiveram em jogo três wildcards para o quadro principal.
Provas de triagem essas promovidas pela Rip Curl (patrocinador principal do evento) e pelo estado de Vitória, onde decorrerá o campeonato que este ano tem a sua 62.ª edição .
Os trials da Rip Curl foram conquistados no último suspiro pelo 'aussie' Morgan Cibilic, surfista que brilhou no CT 2021 ao fechar a época num surpreendente quinto lugar do ranking e com o prémio de rookie do ano no bolso.
Nos últimos anos, apesar da saída da elite mundial em 2022 devido ao cut, Cibilic tem participado na etapa de Bells.
Na edição transata, Morgan alcançou um honroso quinto lugar e derrotou, entre outros, o compatriota Jack Robinson.
Quanto aos trials de Vitória, estes foram conquistados pelos também australianos Xavier Huxtable e Carly Shanahan, que assim ganharam a oportunidade medir forças com os melhores surfistas do planeta.
Aos 22 anos de idade, Huxtable irá participar pela terceira vez no prestigiado Rip Curl Pro Bells Beach, enquanto Shanahan faz a estreia em etapas do CT aos 21 anos.
Em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) revelou igualmente que a australiana Ellie Harrison, de 19 anos, fica com o lugar deixado em aberto pela brasileira Tatiana Weston-Webb, que recentemente anunciou uma pausa na carreira.
A jovem Ellie repete a presença do ano passado. Em 2024, beneficiando de um wildcard, Harrison terminou num positivo quinto posto. Fez brilharete ao eliminar a compatriota e ex-bicampeã do mundo Tyler Wright no pico alternativo de Winkipop, precisamente onde os trials foram levados a cabo.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam
Segue o Beachcam.pt no Instagram