Esta quinta-feira, a brasileira Tatiana Weston-Webb surpreendeu o mundo do surf ao anunciar que deixa o CT com efeitos imediatos, pois vai fazer uma pausa na carreira aos 28 anos de idade.
Em comunicado oficial da World Surf League (WSL), a atual vice-campeã olímpica explica que esta repentina saída de cena deve-se à necessidade de cuidar da sua "saúde emocional".
A paragem agora anunciada pela vice-campeã mundial em 2021 é por tempo indeterminado. A WSL revelou que o lugar de Tati na elite mundial até ao cut, portanto nas quatro próximas etapas, será ocupado por wildcards, a designar em cada campeonato.
"A WSL apoia Weston-Webb na sua decisão e anseia pelo seu regresso à competição quando estiver preparada", diz a entidade liderada por Ryan Crosby.
“Não têm sido tempos fáceis para mim, mas agradeço o apoio que tenho recebido de todos. Sou incrivelmente grata por tudo o que conquistei no surf. Todas as minhas conquistas foram resultado de um enorme esforço individual e coletivo. Recentemente, percebi que preciso de dar mais atenção à minha saúde emocional. Como atleta, sempre fui apaixonada pelo que fiz, mas também percebo que cuidar do meu bem-estar é essencial para honrar essa paixão e para poder continuar a competir ao mais alto nível", entende a campeã mundial ISA em 2023.
"A exaustão física e emocional que tenho sentido recentemente são um claro sinal de que necessito de parar e de reconectar-me. Esta pausa não é um fim, mas sim um novo começo. Vou regressar mais forte à água, mais autoconsciente e mais apaixonada do que nunca", assegura a surfista que fez a sua última aparição competitiva no recente MEO Rip Curl Pro Portugal, onde foi eliminada logo na repescagem.
Precisamente em Supertubos, no ano de 2022, a goofy sul-americana obteve uma das quatro vitórias que possui em etapas do CT. Os restantes triunfos foram alcançados em Jeffreys Bay (2022), Margaret River (2021) e Huntington Beach (2016).
Em 10 temporadas completas na divisão máxima, a mulher do antigo top mundial Jesse Mendes foi por meia dezena de vezes top 5 mundial.
Desta forma, a representação brasileira no CT feminino a tempo inteiro fica exclusivamente a cargo de Luana Silva.
Inicialmente, a atual campeã mundial Júnior da WSL não era top mundial, mas ficou com esse estatuto após a campeoníssima Stephanie Gilmore anunciar o segundo ano sabático consecutivo.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram