Dois anos depois, o MEO Rip Curl Pro Portugal é de novo feudo do surf brasileiro no setor masculino.
Este domingo, Yago Dora venceu a 16.ª edição da etapa que leva os melhores surfistas do planeta até à Praia de Supertubos, em Peniche.
Em final 100% brasileira neste evento, que juntou dois surfistas que brilharam com o implacável e arrebatador jogo aéreo, Yago bateu Italo Ferreira, que retém a licra amarela.
O campeão mundial de 2019 procurava tornar-se no primeiro surfista a conquistar por três vezes o MEO Rip Curl Pro Portugal. Ainda não foi desta!
Para Yago, esta foi a segunda vitória da carreira na elite mundial do surf, grupo ao qual pertence desde 2018. Curiosamente, todos os triunfos do catarinense foram obtidos em países com a língua de Camões. A estreia no lugar mais alto do pódio aconteceu há dois anos no famoso 'Maracanã do Surf', em Saquarema.
Neste dia final em Peniche, Dora foi obrigado a surfar quatro baterias (!) até sair da água em ombros e aclamado pelo público presente na praia, que não arredou pé apesar dos constantes aguaceiros. Resquícios da tenebrosa tempestade Martinho...
Isto num dia em que Supertubos foi apresentando aqui e ali a sua face tubular com as sempre presentes rampas, que fizeram as delícias dos surfistas voadores. Dadas as condições, nem parecia que os Super estiveram insurfáveis durante dias a fio.
Bem cedo pela manhã, Yago Dora começou o percurso vitorioso a bater o havaiano Imaikalani deVault. Depois, o goofy de 28 anos constituiu-se um verdadeiro pesadelo para a armada australiana, arrumando com os dois últimos vice-campeões do MEO Rip Curl Pro Portugal.
Primeiro, o surfista sul-americano não deu hipóteses a Jack Robinson, seguindo-se nas meias-finais a vitória diante de Ethan Ewing, que esteve irreconhecível, não se encontrando com o mar. Não foi além de 3,50 pts registados.
Um desempenho inesperado, pois Ethan vinha de afastar Filipe Toledo com uma performance à qual incluiu um tubaço de 9,17 pts, pontuação também replicada por Italo Ferreira. Porém, o brasileiro com um aéreo assombroso.
Este momento grandioso aconteceu no seu primeiro compromisso do dia, diante do rookie australiano Joel Vaughan.
Os clientes seguintes de Italo foram o indonésio Rio Waida, na reedição da final do Abu Dhabi Pro, e o havaiano Barron Mamiya, que também estava a ser um dos surfistas em melhor forma.
Com o seu reconhecido apetite tubular, Barron espremeu ao máximo os tubos que ia encontrando pelo caminho para avançar na prova. Diante do italiano Leo Fioravanti, repetindo a final do Pipe Pro, e do francês Margo Mignot, Mamiya obteve vitórias bastante trabalhadas e emotivas.
A grande final foi pautada pelo equilíbrio entre os dois surfistas brasileiros. Italo Ferreira, que assumia o papel de favorito, conseguiu a melhor onda (7,43 pts), combinando tubo com aéreo. Porém, tal não chegou para arrecadar a desejada vitória.
Não se amedrontando com o rival que dividiu o lineup do mais famoso beach break do Oeste luso, Yago teve uma performance mais sólida durante os 35 minutos de surf. Sem vacilar, registou 13,37 pts para derrotar Italo Ferreira, que quedou-se pelos 12,43 pts. Foi a vingança da final perdida no ano passado em Saquarema para o mesmo adversário.
Nos últimos instantes da final, o surfista da Baía Formosa tentou dar a volta ao texto com um dos seus incríveis aéreos, mas ficou curto. O requisito era de 5,94 pts e não foi além dos 5,00 pts.
Foi a segunda final perdida por Italo em Peniche. Sempre com compatriotas. O mesmo desfecho sucedeu em 2015 no confronto com Filipe Toledo.
Terminada a única etapa europeia do circuito mundial de surf, segue-se agora a passagem pelas águas quentes de El Salvador, no point break de Punta Roca.
Quarta etapa do ano, o El Salvador Pro tem o período de espera de 2 a 12 de abril.
Resultado final masculina:
1º Yago Dora (BRA) 13.37
2º Italo Ferreira (BRA) 12.43
Resultado meias-finais masculinas:
HEAT 1: Yago Dora (BRA) 12.83 DEF. Ethan Ewing (AUS) 3.50
HEAT 2: Italo Ferreira (BRA) 11.04 DEF. Barron Mamiya (HAW) 9.93
Resultado quartos-de-finais masculinos:
HEAT 1: Yago Dora (BRA) 15.50 DEF. Jack Robinson (AUS) 8.50
HEAT 2: Ethan Ewing (AUS) 12.50 DEF. Filipe Toledo (BRA) 8.96
HEAT 3: Italo Ferreira (BRA) 9.87 DEF. Rio Waida (INA) 6.43
HEAT 4: Barron Mamiya (HAW) 10.34 DEF. Marco Mignot (FRA) 9.27
Resultado oitavos-de-finais masculinos:
HEAT 1: Jack Robinson (AUS) 11.93 DEF. Liam O'Brien (AUS) 6.00
HEAT 2: Yago Dora (BRA) 12.17 DEF. Imaikalani deVault (HAW) 6.33
HEAT 3: Ethan Ewing (AUS) 12.76 DEF. Cole Houshmand (USA) 7.94
HEAT 4: Filipe Toledo (BRA) 9.43 DEF. Jordy Smith (RSA) 8.47
HEAT 5: Italo Ferreira (BRA) 12.84 DEF. Joel Vaughan (AUS) 9.00
HEAT 6: Rio Waida (INA) 9.17 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 7.36
HEAT 7: Marco Mignot (FRA) 9.50 DEF. Seth Moniz (HAW) 4.83
HEAT 8: Barron Mamiya (HAW) 12.84 DEF. Leonardo Fioravanti (ITA) 11.23
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram