Já são conhecidos os nomes dos 8 surfistas (5 homens e 3 mulheres) da região do Havai/Taiti que garantiram a qualificação para o circuito Challenger Series de 2025, onde a partir de junho estão em jogo lugares na elite mundial do próximo ano.
Tudo ficou definido com a realização do Air Tahiti Rangiroa Pro, evento com estatuto QS1000 exclusivamente masculino e que colocou um ponto final na temporada de 2024/2025 do QS desta zona.
As pequenas ondas formadas no reef de Avatoru, que apenas produziram tubos no dia 1 de competição, consagraram na última sexta-feira o havaiano Finn McGill, que aos 24 anos obteve a primeira vitória da carreira no QS.
Este sucesso não podia ter chegado em melhor hora para o antigo campeão mundial Júnior da World Surf League (WSL), uma vez que permitiu ao natural do North Shore de Oahu assegurar uma inédita qualificação para a Challenger Series.
Numa final 100% havaiana em águas taitianas, no atol de Rangiroa, Finn McGill bateu o amigo e conterrâneo Shion Crawford, de 20 anos, que teve como consolação o facto de sagrar-se bicampeão do QS regional do Havai/Taiti.
Shion Crawford
WSL
Para McGill, que foi vice-campeão regional, este foi um triunfo envolto em emoção. Não só por ser o primeiro no QS, vinha de três finais perdidas, e permitir meter-se na Challenger Series, mas também porque ocorre após um período em que o havaiano pensou em abandonar o surf na sequência de uma lesão grave na anca.
No cômputo geral, o surf havaiano monopolizou as vagas para a Challenger Series a nível masculino e feminino.
Entre os homens, os restantes qualificados foram Oliver Zietz, Luke Swanson e Luke Tema. De fora, ficaram por exemplo o ex-top mundial Zeke Lau e o goofy taitiano Mihimana Braye, que já participou como wildcard em etapas do CT e fez final num evento da Challenger Series.
No campo das senhoras, que terminaram o circuito no ano passado, a campeã foi a jovem Eweleiula Wong, com a Keala Tomoda-Bannert e a Vaihitimahana Inso a serem as restantes apuradas.
Nota ainda para os wildcards da região que ficaram na posse do antigo top mundial Eli Hanneman e da taitiana Kiara Goold, de apenas 14 anos.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram