Caroline Marks conquistou este domingo o MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito mundial de surf de 2025.
A atual campeã olímpica fez história nas ondas da Praia de Supertubos ao tornar-se na primeira mulher a vencer por duas vezes a etapa lusa do CT desde que está radicada em Peniche, a Capital da Onda. O primeiro triunfo de Caroline tinha sido obtido em 2019, ano de rookie e quando tinha apenas 17 aninhos.
Essa vitória foi obtida em outubro de 2019, o que também faz da antiga campeã mundial a primeira a vencer nas duas datas diferentes em que a prova já foi disputada.
Este domingo, a vice-campeã do mundo em 2019 e 2024 mostrou ser a surfista que melhor adaptou-se a um mar que nem sempre colaborou quando as melhores surfistas do globo foram chamadas ao serviço.
Na caminhada para a primeira vitória na presente temporada, a goofy norte-americana começou por bater a australiana Molly Picklum nas meias-finais.
Num heat de pontuações baixas, Caroline somou apenas 8,53 pts e deitou por terra as esperanças de 'Pickles' em ficar na posse da licra amarela, que continua no corpo de Caity Simmers.
Na final, a surfista de 23 anos encontrou a havaiana Gabriela Bryan, que nas meias-finais levou a melhor no equilibrado e vibrante duelo com a rookie Erin Brooks. Apenas 0,20 pts separaram as duas atletas.
Gabriel Bryan até levou a melhor na primeira troca de ondas, mas depois Caroline Marks respondeu e tomou em definitivo a dianteira. A final foi lenta, com o mar a não oferecer grandes oportunidades às competidoras.
Marks registou nova pontuação magra (7,90 pts), mas o suficiente para voltar a ser feliz em Peniche. Já Gabriela (6,97 pts) esteve dentro da final até ao fim. Contudo, um erro na prioridade à entrada dos últimos cinco minutos foi fatal para as aspirações da rookie do ano em 2022.
Um desfecho amargo para a surfista que tem o mesmo treinador de Frederico Morais, Richard 'Dog' Marsh, pois tinha um requisito muito baixo (3,74 pts) para inverter o rumo dos acontecimentos.
Mais uma vez, Gabriela Bryan volta a ficar perto do triunfo num campeonato em Portugal. Em 2021 foi vice-campeã do Challenger da Ericeira, numa final perdida na última onda para a então ainda havaiana Luana Silva.
Terminada a única etapa europeia do circuito mundial de surf, segue-se agora a passagem pelas águas quentes de El Salvador, no point break de Punta Roca.
Quarta etapa do ano, o El Salvador Pro tem o período de espera de 2 a 12 de abril.
Resultado final feminina:
1.ª Caroline Marks (USA) 7.90
2.ª Gabriela Bryan (HAW) 6.97
Resultados meias-finais femininas:
HEAT 1: Caroline Marks (USA) 8.53 DEF. Molly Picklum (AUS) 7.50
HEAT 2: Gabriela Bryan (HAW) 11.83 DEF. Erin Brooks (CAN) 11.63
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram