Este sábado, marcou o início do Pro Taghazout Bay, que conta com ação nas direitas de Anchor Point no dia inaugural do período de espera, nesta que é a quinta e penúltima etapa do QS regional europeu versão 2024/2025.
O evento marroquino iria assinalar o regresso à competição de Vasco Ribeiro que desde julho de 2023 encontrava-se a cumprir suspensão de três anos imposta pela Associação Internacional de Surf (ISA) por ter falhado controlos antidoping, tendo, na altura, admitido um problema de consumo de droga.
Porém, na manhã deste sábado, com o arranque da prova rapidamente saltou à vista a ausência do recordista de títulos nacionais Open (cinco vezes campeão) do heat draw masculino, reduzindo para 15 o número de surfistas portugueses presentes (masculino + feminino).
Ao início da tarde, em nota publicada na sua página oficial na rede social Instagram, Vasco Ribeiro explicou publicamente o motivo da sua ausência.
Diz o surfista de 30 anos que foi "impedido de competir" no Pro Taghazout Bay - entraria em cena na ronda 1 - poucas horas antes do início da prova.
Notícia que Vasco recebeu com "enorme surpresa" e "desilusão", uma vez que tinha recebido a "confirmação formal da World Surf League (WSL)", enquanto entidade independente da ISA, que "poderia regressar à competição".
Contudo, numa "decisão de última hora" e sem "qualquer hipótese de resposta", o surfista da Praia da Poça explica que a "WSL reviu a sua posição com base em informações e pressões agora apresentadas pela ISA", impedindo a sua participação no QS3000 de Taghazout.
Garantido que sempre respeitou as "decisões das entidades reguladoras" e cumpriu "todas as condições exigidas" para o regresso à competição, Vasco Ribeiro não esconde que é "difícil aceitar uma mudança repentina de critérios sem explicações claras e a tão poucas horas do campeonato".
O ex-campeão mundial Júnior da WSL considera que toda esta decisão tem um "grande impacto" na sua carreira, bem como na vida pessoal.
"Toda a preparação e dedicação para este momento foram abruptamente postas em causa, o que torna tudo ainda mais difícil de aceitar", refere.
Apesar da "frustração", Vasco assegura que permanece "focado no futuro e com esperança de que tudo se resolva rapidamente".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram