Quinta e penúltima etapa do QS regional europeu versão 2024/2025, o Pro Taghazout Bay prosseguiu este domingo com o segundo dia de competição.
Anchor Point, palco deste evento com estatuto QS3000, continuou a oferecer boas direitas aos melhores surfistas europeus, numa jornada bem mais complicada para as cores nacionais face ao que ocorreu na véspera.
Apenas três surfistas portugueses conseguiram seguir em frente no evento marroquino. Estes foram: o vigente campeão nacional Guilherme Ribeiro, Luís Perloiro e a jovem Constância Simões.
Entre as eliminações registadas, destaque naturalmente para o precoce afastamento de Afonso Antunes, que chegou a Taghazout no segundo lugar do ranking continental, posição que está agora em risco.
Em Anchor Point, a jornada começou com a conclusão da ronda 2 masculina. Aí, o jovem Martim Fortes venceu a sua bateria e manteve-se em prova. Noutro heat, o ex-campeão nacional Joaquim Chaves e João Mendonça foram eliminados.
A ronda 3 marcou a entrada em cena dos cabeças-de-série, com Guilherme Ribeiro a ser o primeiro luso a aceder à fase seguinte, numa bateria em que deixou o compatriota Matias Canhoto fora de prova.
Luís Perloiro também logrou a passagem à ronda 4, tendo igualmente contribuído para a eliminação de um compatriota, no caso Afonso Antunes, que ficou a 0,6 pts de 'Lula' e de manter-se em competição.
Eliminado também foi Francisco Ordonhas, que é o detentor do título europeu Júnior da World Surf League (WSL). Realizaram-se oito das 16 baterias em agenda para a ronda 3, com Martim Fortes a aguardar ainda pelo seu heat.
Este domingo, também assinalou a estreia da prova feminina. Na ronda inaugural, Constância Simões assegurou lugar na ronda seguinte, enquanto Mariana Pereira Melendez foi afastada da competição.
Constância juntou-se à atual campeã nacional Teresa Bonvalot, a Mafalda Lopes e a Francisca Veselko, que usufruem do estatuto de cabeças-de-série e têm entrada direta na ronda 2.
Recorde-se que o Pro Taghazout Bay tem o período de espera até ao próximo sábado, dia 1 de março. Para esta segunda-feira, em Marrocos, a chamada acontece bem cedo pela manhã: às 6h45 (hora de Portugal continental). A previsão indica a descida do mar.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram