Depois de dois lay days consecutivos, a terceira edição do Vans Pipe Masters foi finalmente para a água na passada terça-feira.
Foi curta a jornada inaugural deste evento especial tubular, que não tem surfistas portugueses convidados pela segunda edição consecutiva, depois da presença de Nic von Rupp em 2022.
Foram apenas realizadas cinco baterias, respeitantes à prova feminina. A degradação das condições em Pipeline, a onda rainha do surf mundial, fez escassear a oferta de tubos, impossibilitando a manutenção da competição na água.
Da ação levada a cabo no North Shore da ilha havaiana de Oahu, a surfista em maior destaque foi a atual campeã mundial Caity Simmers, sendo a atual comandante do leaderboard.
Logo na primeira bateria da jornada, a jovem competidora norte-americana fez o melhor score combinado do dia, com 26,80 pts em 30 possíveis.
Desta forma, a atual campeã em título da etapa de Pipeline do CT conseguiu bater, entre outras, a havaiana Moana Jones-Wong, considerada a melhor surfista feminina de sempre em Pipeline e que precisamente conquistou o Vans Pipe Masters em 2023.
No leaderboard, Simmers foi secundada pela maior surpresa do dia, a "desconhecida" sul-africana Sophie Bell, de 24 anos.
Orientada por Nathan Fletcher, que é o diretor de prova, e pelo local Makua Rothman, Sophie apenas fez uma onda na sua bateria.
Um tubo para Backdoor (ofereceu mais oportunidades do que Pipe) de 22,50 pts, que permitiu derrotar a prodígio canadiana Erin Brooks (19,70 pts), que ocupa o terceiro posto do leaderboard.
O top 4, que após três rondas acederá à grande final, é fechado pela mana de Moana Jones-Wong, a havaiana Eweleiula Wong (17,80 pts). Nota ainda para o quinto posto da australiana Milla Coco-Brown (15,00 pts), de 17 anos.
Depois de disputadas três rondas, o leaderboard será alinhado com a soma das três melhores ondas de cada uma das 20 surfistas em prova.
Por estrear, está a competição masculina. Composta por 40 atletas, entre os quais os tops mundiais Barron Mamiya (vencedor do Pipe Pro em 2024), Imaikalani deVault, Seth Moniz e Crosby Colapinto.
A lista de convidados conta ainda com nomes como o campeão olímpico Kauli Vaast, o antigo Pipe Master Jamie O'Brien e Balaram Stack, vencedor da edição inaugural do Vans Pipe Masters.
Ausente está John John Florence, vigente campeão do mundo de surf e deste evento especial tubular.
O Vans Pipe Masters tem o período de espera de 8 a 20 de dezembro, exatamente a mesma janela que a histórica etapa do circuito mundial de surf tinha quando era disputada nesta altura do ano.
Ao contrário das duas edições anteriores, não há transmissão em direto no canal de YouTube da Vans. Fiquemos com o vídeo dos melhores momentos.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram