O segundo dia de competição do Mundial ISA de Para Surfing, que disputa-se até sábado em Huntington Beach, foi bastante positivo para as cores portuguesas, graças às prestações da tricampeã do mundo Marta Paço e de Afonso Faria.
Na bateria única da ronda inaugural da categoria VI1, destinada a atletas invisuais, Marta Paço começou da melhor forma a defesa do título mundial.
Com uma performance sólida, melhor onda foi de 7,00 pts, a jovem atleta vianense entrou a ganhar no certame de Huntington Beach, somando 10,50 pts diante da espanhola Carmen Lopez (5,43 pts) e das francesas Valentine Moskoteoc (5,27 pts) e Juliette Mas (3,50 pts).
Agora, na final em que defrontará as mesmas adversárias, Marta Paço procurará alcançar aos 19 anos de idade o quarto título mundial consecutivo.
Por sua vez, Afonso Faria, na categoria Prone 2, garantiu a continuidade em prova, assegurando o acesso à ronda 3.
Na segunda bateria da ronda 2, Afonso obteve o segundo posto com a pontuação combinada de 8,17 pts, o que permitiu bater o espanhol Angel Luis Curiel (6,50 pts), sendo superado pelo colombiano Freddy Marimon (14,00 pts).
Na ronda 3, na qual está em jogo a passagem às meias-finais, Afonso Faria mede novamente forças com Freddy Marimon, Angel Luis Curiel e o norte-americano Jesse Billauer.
Esta quarta-feira, terceiro dia de prova, marcará a entrada em cena de Camilo Abdula. O atleta sineense, campeão mundial ISA em 2022, competirá na categoria Stand 1.
“Foi um dia muito positivo para o grupo. Na véspera, o Afonso Faria teve um arranque algo infeliz, mas o surf estava lá e foi recompensado pela sua consistência. É um jovem com muito valor e que está a crescer connosco. Quanto à Marta, o que é que mais se pode dizer desta atleta extraordinária? Mostrou o seu valor frente a uma concorrência muito forte e acredito que a próxima vez que entrar na água é para sair com o ouro", disse João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, em comunicado oficial.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram