Camilo Abdula é o novo vice-campeão mundial ISA da categoria Stand 1 após ter alcançado o segundo posto na final disputada esta sexta-feira nas águas de Huntington Beach, no estado norte-americano da Califórnia.
O atleta luso ficou somente a 0,30 pts de repetir a proeza registada em 2022, isto é, tornar-se campeão mundial.
"Estive em terceiro na maior parte do heat, passei para segundo já perto do fim e não consegui o 6 que precisava para o ouro”, explicou Camilo em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf.
Medalhado de prata pela primeira vez, naquela que foi a sua quarta final consecutiva no Mundial ISA, Abdula não escondeu o misto de sentimentos vivenciados na icónica praia californiana.
"Há o dever cumprido, mas também alguma frustração por não ter conseguido o ouro. Fundamentalmente, sinto-me feliz por ter trazido mais uma medalha para Portugal. Foi um ano difícil para mim em termos pessoais, mas esta medalha dá-me alguma felicidade", confidenciou.
Nesta mesma categoria Stand 1, o para surfista de Sines foi quarto classificado (cobre) em 2021, campeão do mundo em 2022 e o ano passado arrecadou a medalha de bronze.
No rescaldo da primeira medalha conquistada por Portuga na nona edição do Mundia ISA de Para Surfing, João Aranha, presidente da FPS, disse:
“Foi uma bateria muito disputada em que o Camilo lutou até ao fim, mas reconhecemos que é um resultado justo. Talvez se entrasse mais um set, o Camilo, que está a surfar muito bem, pudesse ter chegado ao ouro, mas é uma participação boa para o coletivo que está a melhorar os resultados do ano passado, com esta medalha e com o 9.º lugar do Afonso Faria. Amanhã temos a Marta a tentar ser tetracampeã mundial.”
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram