Ao terceiro dia de competição do Mundial ISA de Para Surfing de 2024, Afonso Faria despediu-se da prova que realiza-se até sábado nas ondas de Huntington Beach, no estado norte-americano da Califórnia.
O para surfista luso alcançou o nono posto na categoria Prone 2 após eliminação na ronda 3, onde estava em jogo o acesso às meias-finais.
Aí, na terceira bateria, Afonso não foi além do quarto posto com o score combinado de 6,56 pts, ficando atrás do colombiano Freddy Marimon (12,37 pts), do norte-americano Jesse Billauer (12,10 pts), apurados para as meias-finais, e do espanhol Angel Curiel (10,56 pts), também eliminado.
Apesar da saída de cena, Afonso Faria melhorou o desempenho registado na edição anterior do Mundial ISA, onde foi estreante e atingiu a ronda 2.
A jornada em Huntington Beach foi ainda marcada pela estreia de Camilo Abdula na categoria Stand 1.
Na bateria única da ronda 1, o campeão mundial ISA em 2022 teve um arranque mais discreto, obtendo o quarto posto (6,46 pts) atrás do gaulês Maxime Klarkin (11,00 pts) e dos nipónicos Shingo Kato (7,90 pts) e Suguru Nara (7,16 pts). Segue-se, a final das medalhas.
“Um dia marcante para nós, com o Camilo [Abdula] a juntar-se à Marta [Paço] nas finais, mas com o sabor agridoce da eliminação do Afonso Faria. No entanto, tenho de elogiar este jovem pelo seu espírito e alegria que traz à equipa e assinalar a evolução que teve desde o ano passado. Seguramente veremos muito mais do Afonso nestes palcos", referiu João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, em comunicado oficial.
Esta quinta-feira, antepenúltimo dia de competição, não haverá atletas portugueses em prova.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram