Única surfista lusa ainda em competição, Yolanda Hopkins obteve na manhã desta sexta-feira o apuramento para os quartos-de-final do Ericeira Pro, quinta e penúltima etapa do circuito Challenger Series de 2024.
Um resultado que mantém a atual bicampeã europeia da World Surf League (WSL) dentro da luta pela qualificação para o circuito mundial de surf do próximo ano.
Nas ondas de Ribeira d'Ilhas, o apuramento de Yo para os 'quartos' foi conseguido após vitória diante da australiana Ellie Harrison, de 19 anos, na bateria 3 dos oitavos-de-final.
Bateria essa que arrancou ao início da tarde da última quinta-feira, mas o nevoeiro cerrado que se instalou impediu a conclusão da mesma durante a jornada, apesar das sucessivas chamadas efetuadas pela organização.
Esta sexta-feira, numa manhã em que o nevoeiro deu tréguas, tudo recomeçou do zero. Hopkins, que liderava o duelo, desta vez não disparou no comando após o tiro de partida.
Durante os 30 minutos de duração, o heat foi bastante equilibrado e ativo, com sucessivas trocas de liderança entre a 12.ª e 13ª classificadas do ranking na chegada à Ericeira.
Na reta final, Yolanda Hopkins superiorizou-se a Ellie Harrison, perfazendo o score combinado de 12,90 pts face aos 11,24 pts da adversária.
Em cinco etapas da Challenger Series de 2024, esta foi a terceira vez que a vice-campeã mundial ISA em 2021 atingiu os quartos-de-final, aquele que é o seu melhor resultado neste circuito de acesso à elite mundial do surf.
No heat 2 dos 'quartos', que podem ser disputados na tarde desta sexta-feira em Ribeira d'Ilhas, Yolanda já sabe que terá pela frente uma surfista europeia: a germânica Noah Klapp.
Estreante em eventos da Challenger Series, Noah provocou a surpresa ao eliminar a basca Nadia Erostarbe, surfista que partiu para o EDP Ericeira Pro dentro da zona qualificação para o CT no quinto posto do ranking.
Ao atingir os quartos-de-final, Klapp confirma o bom momento de forma exibido em vários campeonatos ao longo do último verão, ocupando neste momento o terceiro lugar da hierarquia no QS europeu.
Caso leve a melhor neste confronto 100% europeu, Yolanda Hopkins atinge pela primeira vez as meias-finais de uma etapa da Challenger Series.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram