Chegou ao fim a participação portuguesa no EDP Ericeira Pro, quinta e penúltima etapa da Challenger Series de 2025.
Na manhã deste sábado, potencial dia das finais, Yolanda Hopkins alcançou o quinto lugar na prova que tem decorrido ao longo da semana nas direitas de Ribeira d'Ilhas.
Resistente da armada lusa na Ericeira, Yo saiu derrotada do confronto 100% europeu na bateria 2 dos quartos-de-final, onde mediu forças com a germânica Noah Klapp, estreante em etapas em da Challenger Series e que está a ser uma das surpresas da competição feminina.
Com um arranque forte, Hopkins liderou o heat desde a sua fase inicial. Klapp, de 20 anos, não baixou os braços e foi-se aproximando da atual bicampeã europeia da World Surf League (WSL).
O momento chave da bateria deu-se já dentro dos derradeiros 10 minutos. Aí, Noah, sem prioridade, "vendeu" a Yolanda uma onda, fazendo esta perder a prioridade. Logo a seguir, já com a prioridade do seu lado, a teutónica surfou uma onda de 7,50 pts, que permitiu dar a volta ao texto.
Até ao toque da buzina, a vice-campeã mundial ISA em 2021 tentou recuperar o comando, mas não foi possível.
Noah Klapp, que durante o verão esteve em bom plano no QS europeu, terminou o heat com o score combinado de 11,47 pts face aos 10,34 pts somados por Yolanda Hopkins, fruto de duas ondas de 5,17 pts.
Nas meias-finais, Klapp tem encontro marcado com a experiente sul-africana Sally Fitzgibbons, que este sábado já assegurou a requalificação para o circuito mundial de surf.
Quanto a Yolanda Hopkins, ainda não foi desta que atingiu as meias-finais, tendo igualado o seu melhor desempenho em eventos da Challenger Series.
Em cinco etapas já disputadas na presente época, esta foi a terceira vez que a campeã nacional Open em 2019 obteve o quinto posto.
Virtualmente na nona posição do ranking, subiu três lugares, a surfista algarvia parte para a derradeira etapa da temporada, a disputar em Saquarema, ainda com hipóteses de qualificação para o circuito mundial de surf do próximo ano.
Dos cinco surfistas portugueses que estão a fazer a tempo inteiro o circuito Challenger Series em 2024, apenas Yo permanece com chances de qualificação.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram