Esta sexta-feira marca o início do Mundial ISA Masters, com a realização da cerimónia de abertura em El Salvador, país que pela segunda vez acolhe o evento, disputando-se entre os dias 18 e 24 de outubro.
Depois de 11 anos de interregno, última edição teve lugar em 2013, a Associação Internacional de Surf (ISA) reativou uma competição que no passado já consagrou antigos campeões mundiais de surf, como o havaiano Sunny Garcia e a lendária australiana Layne Beachley.
Durante a próxima semana, no point break de El Sunzal, mais de 90 surfistas em representação do número recorde de 28 seleções nacionais vão estar em cena.
Inglaterra, Áustria, Israel, Canadá e Barbados são as nações estreantes, num certame que não terá participação portuguesa. O Havai é a formação campeã mundial em título.
A nível de surfistas presentes, há 13 ex-medalhados, de acordo com a informação divulgada pela entidade presidida por Fernando Aguerre.
Da lista de participantes, o maior destaque vai naturalmente para a inclusão de Tom Curren, que lidera a seleção norte-americana.
Aos 60 anos de idade, o três vezes campeão mundial de surf (1985, 1986 e 1990) sai momentaneamente da reforma para voltar a vestir a licra de competição.
A presença de Tom gera expectativa, uma vez que não compete há mais de seis anos. O consagrado californiano está na história dos Mundiais da ISA, pois é o único surfista que sagrou-se campeão Open, Júnior e Master.
Tom Curren estará em prova na categoria Masters+50. As restantes categorias do evento são Grand Masters+50 e Kahunas+60. Em ambas, as mulheres fazem a estreia, neste que é mais uma passo dado pela ISA em termos de igualdade de género.
O Mundial ISA Masters de El Salvador poderá ser acompanhado diariamente em direto através da transmissão da ISA no seu portal de internet, como já é hábito nestes eventos. A ação dentro de água, arranca este sábado.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram