Depois das estreias de Guilherme Ribeiro e Joaquim Chaves, que tiveram diferentes desfechos, houve mais três elementos da armada lusa em ação no dia inaugural do Saquarema Pro, sexta e última etapa do circuito Challenger Series de 2024.
A campeã nacional Teresa Bonvalot e Francisca Veselko avançaram com vitórias para a segunda ronda, enquanto Mafalda Lopes ficou pelo caminho no evento brasileiro, que decorre nas geladas águas da Praia de Itaúna.
Logo na bateria inaugural da ronda 1, tivemos duas surfistas portuguesas em competição. Bonvalot começou da melhor forma a sua campanha no Maracanã do Surf, com um triunfo sólido (11,50 pts), num heat que liderou desde os primeiros instantes.
A Nora Liotta e Mafalda Lopes coube a batalha pelo segundo posto. A surfista havaiana (9,77 pts) garantiu a continuidade no campeonato sul-americano, levando a melhor sobre a adversária portuguesa (7,90 pts), que despede-se do Brasil no 33.º lugar.
Quarta classificada da bateria, a brasileira Kayane Reis (3,60 pts) também foi eliminada do Saquarema Pro.
Mais tarde, no quarto heat, Francisca Veselko obteve de reviravolta uma saborosa vitória. Nos minutos finais, com uma onda de 7,67 pts, a antiga campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) saltou de zona de eliminação (terceiro lugar) para o primeiro posto, com a pontuação combinada de 12,00 pts.
No segundo lugar, a peruana Daniella Rosas (10,43 pts) acompanha Kika para a fase seguinte ao passo que a costarriquenha Leilani McGonagle (9,80 pts) e a brasileira Taís Almeida (6,54 pts) disseram adeus ao Saquarema Pro.
Na ronda 2, que marca a estreia das cabeças de série, Teresa Bonvalot volta a estar em competição logo no primeiro heat, defrontando a australiana e já requalificada Sally Fitzgibbons, a havaiana Keala Tomoda-Bannert e a argentina Vera Jarisz, de 18 anos.
No heat seguinte, Yolanda Hopkins, que beneficia do estatuto de cabeça de série, entra em cena.
A bicampeã europeia da WSL divide o lineup do Point de Itaúna com a australiana Bronte Macaulay, a nipónica Nanaho Tsuzuki e Nora Liotta, que está novamente no caminho de uma surfista portuguesa.
Ainda com esperanças de obter a qualificação para o circuito mundial de surf do próximo ano, é a única com hipóteses no seio da armada lusa, Hopkins está obrigada a obter um grande resultado no país irmão, onde chegou no nono lugar do ranking. Recorde-se que apenas as cinco primeiras classificadas conseguem a qualificação mundialista.
Já na bateria 4, Kika Veselko tem pela frente a basca Nadia Erostarbe, quinta classificada do ranking, a australiana Ellie Harrison e a havaiana Eweleiula Wong.
Em jogo para as três surfistas portuguesas, está a passagem aos oitavos-de-final, já em formato 'woman-on-woman'.
O período de espera do Saquarema Pro prolonga-se até ao dia 20 de outubro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram