Guilherme Ribeiro fechou esta segunda-feira a sua temporada de estreia no circuito Challenger Series ao ser eliminado na ronda 2 do Saquarema Pro, sexta e derradeira etapa do ano.
Nas ondas do Maracanã do Surf, Gui anotou o melhor resultado da época neste competitivo circuito ao alcançar o 33.º posto.
Depois da estreia a vencer em baterias na ronda anterior, o surfista da Caparica bateu-se muito bem num heat exigente, no qual defrontou dois antigos tops mundiais, o brasileiro Deivid Silva e o costarriquenho Carlos Muñoz, e o norte-americano Nolan Rapoza, surfista também com experiência na Challenger Series.
Na sétima bateria da ronda 2, o antigo campeão nacional Open chegou a passar pelo comando e a acalentar hipóteses de uma inédita passagem à ronda 3 até ao toque da buzina.
O surfista de 22 anos fez o score combinado de 10,00 pts, fruto de duas ondas de 5,00 pts, ficando atrás de Carlos Muñoz (11,23 pts) e do vencedor Deivid Silva (11,73 pts), dois surfistas que ainda sonham com o acesso ao CT em 2025, algo que Gui já não tinha possibilidade de alcançar no Point de Itaúna.
O competidor português ainda ficou à frente do norte-americano Nolan Rapoza (9,53 pts). Com esta derrota, o finalista vencido do Ballito Pro ficou sem chances de qualificação para o circuito mundial de surf em 2025.
Findada a passagem pelo país irmão, Guilherme Ribeiro vai agora apontar o foco à decisão do título nacional de surf, que acontece no fim do mês de outubro em Peniche.
Gui vai chegar à Capital da Onda na liderança do ranking, procurando repetir a proeza conseguida em 2022.
Com a eliminação de Ribeiro, a presença lusa em Saquarema está agora apenas cingido ao setor feminino, onde Yolanda Hopkins, Teresa Bonvalot e Francisca Veselko encontram-se nos oitavos-de-final, que não serão disputados esta segunda-feira.
Recorde-se que Yo ainda está na luta pela qualificação, sendo que em caso de vitória na competição brasileira garante automaticamente o bilhete mundialista.
O Saquarema Pro tem o período de espera até domingo, dia 20 de outubro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram