Nos últimos anos, o CT feminino tem vindo a ser tomado de assalto por jovens surfistas que desafiaram a 'ditadura' imposta pelas consagradas Carissa Moore, Stephanie Gilmore e Tyler Wright.
Nesta vaga de novos valores, o surf feminino norte-americano tem estado em destaque na produção de competidoras com enorme potencial, fazendo a transição de um período em que as veteranas Lakey Peterson e Courtney Conlogue foram durante vários anos o rosto da armada.
Depois de Caroline Marks, da atual campeã mundial Caity Simmers, Alyssa Spencer e Sawyer Lindblad, as portas do circuito mundial de surf abriram-se agora para Bella Kenworthy.
Com apenas 17 anos de idade, a surfista californiana conseguiu qualificar-se para a divisão máxima do surf mundial, onde será estreante em 2025.
A natural de San Clemente conseguiu a inédita proeza após atingir os quartos-de-final do EDP Ericeira Pro, quinta e penúltima etapa do circuito Challenger Series de 2024.
Nas direitas de Ribeira d'Ilhas e com o caloroso apoio da sua família, Bella tornou-se na primeira surfista a garantir uma das cinco vagas femininas em aberto para o CT do próximo ano. Uma luta na qual a portuguesa Yolanda Hopkins também está envolvida.
"É difícil explicar, mas estou muito entusiasmada e confiante. Queria obter a qualificação neste campeonato para ter menos stress no Brasil. Estou muito contente. Ter a presença da minha família tornou tudo ainda mais especial e ajudou-me a retirar alguma pressão", confidenciou Kenworthy em declarações à World Surf League (WSL).
A qualificação de Bella Kenworthy chega logo no segundo ano em que fez a Challenger Series por completo.
Nas últimas duas etapas, a teenager norte-americana esteve praticamente imbatível, atingindo sempre a final: vitória no Ballito Pro e vice-campeonato no histórico US Open of Surfing.
Curiosamente, a adversária que derrotou na final da competição sul-africana foi a mesma que agora venceu para selar a entrada na elite mundial: a francesa Vahine Fierro, que este ano ganhou categoricamente a etapa do CT disputada no Taiti.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram