Depois da eliminação de Mafalda Lopes logo bem cedo na manhã desta terça-feira, foi necessário esperar pelo final da tarde para ver novamente surfistas portugueses em ação no EDP Ericeira Pro, quinta e penúltima etapa do circuito Challenger Series de 2024.
Pelo meio, o campeonato esteve parado: primeiro devido ao nevoeiro e depois por causa da maré cheia.
O campeão nacional Joaquim Chaves e Afonso Antunes entraram em cena na sexta e sétima baterias da ronda 2, respetivamente.
Em Ribeira d'Ilhas, onde ambos estrearam-se a vencer na Liga MEO Surf, desta vez Joaquim e Afonso vivenciaram emoções bem diferentes, tendo por base as últimas ondas das respetivas baterias.
Foi na derradeira onda que o wildcard Afonso Antunes garantiu a passagem à ronda 3. Em sentido contrário, Quim Jó viu-lhe negada a qualificação após a última onda surfada por um adversário, fechando assim o Ericeira Pro no 33º posto.
Num heat bastante mexido nas direitas de Ribeira d'Ilhas, Antunes fez no último suspiro uma onda de 6,40 pts que permitiu o score combinado de 10,20 pts e passar do quarto para o segundo posto.
O surfista de 21 anos, que acedeu ao quadro principal do Ericeira Pro após vencer os trials, só foi suplantado pelo australiano e antigo top mundial Jacob Willcox (12,83 pts), vencedor do heat.
Pelo caminho ficaram o ex-campeão mundial Júnior da WSL Jarvis Earle (9,83 pts) e o jovem brasileiro Heitor Mueller(9,40 pts).
Na bateria anterior, bastante mais lenta, Joaquim Chaves até foi o autor da segunda melhor onda da bateria (7,33 pts), mas a falta de um backup robusto (apenas 3,83 pts) e a derradeira onda do brasileiro Lucas Silveira foram fatais para as aspirações do goofy lisboeta.
Chaves ficou a 0,21 pts de manter-se em competição, com a pontuação combinada de 11,16 pts face aos 11,37 pts de Lucas Silveira, que curiosamente em 2015 sagrou-se campeão mundial Júnior da WSL em Ribeira d'Ilhas.
O heat 6 da ronda 2 masculina foi conquistado pelo brasileiro Deivid Silva. Com o seu implacável surf de backside, que encaixa muito bem nas direitas de Ribeira, DVD começou em grande estilo a defesa do título de campeão do Ericeira Pro.
Silva tocou a excelência com uma onda de 8,17 pts, somando 11,84 pts no total. O australiano Mikey McDonagh (9,70 pts), oitavo do ranking na chegada à Ericeira, foi o outro surfista eliminado.
Nesta ronda 2 ainda teremos em ação Frederico Morais, que necessita de seguir em frente para manter vivas as esperanças de requalificação para o CT.
No heat 12, a realizar esta quarta-feira, Kikas tem pela frente dois antigos tops mundiais: o australiano Morgan Cibilic e o peruano Lucca Mesinas.
Dentro de água também estará o mexicano Alan Cleland, recente vencedor do US Open of Surfing e ex-campeão mundial ISA.
Quanto a Afonso Antunes, que está a anotar a sua melhor prestação numa etapa da Challenger Series, já sabe que na ronda 3 irá defrontar três surfistas com experiência de CT: Deivid Silva, o norte-americano Nat Young e o nipónico Kanoa Igarashi, que atualmente pontifica na elite mundial do surf. É o heat 3 e em discussão está a passagem aos oitavos-de-final.
No setor feminino, a presença lusa está cingida a Yolanda Hopkins, que já se encontra nos oitavos-de-final após estreia vitoriosa na Ericeira.
Na terceira bateria dos oitavos, a bicampeã europeia mede forças com a australiana Ellie Harrison.
Esta quarta-feira, a previsão aponta para a subida do mar em Ribeira d'Ilhas. Como é habitual, a chamada está agendada para as 7h30 (hora de Portugal continental) com potencial início de ação às 8h05.
O período de espera do EDP Ericeira Pro estende-se até domingo, dia 6 de outubro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram