A menos de 24 horas do início do período de espera do EDP Ericeira Pro, a World Surf League (WSL) já revelou o heat draw da quinta e penúltima etapa da Challenger Series de 2024, circuito onde está em jogo a qualificação para o CT do próximo ano.
Com a temporada a aproximar-se do fim, depois segue-se a visita a Saquarema (Maracanã do Surf), este é um evento que assume um carácter decisivo nas contas dos atletas.
Nas famosas direitas de Ribeira d'Ilhas, que recebem a única prova europeia do circuito, um total de nove surfistas portugueses (5 mulheres e 4 homens) vão estar em ação no evento cujo período de espera prolonga-se até ao dia 6 de outubro.
Aos cinco surfistas que estão a fazer o circuito na totalidade (Frederico Morais, Guilherme Ribeiro, Yolanda Hopkins, Francisca Veselko e Yolanda Hopkins) juntam-se o atual campeão nacional Joaquim Chaves e Mafalda Lopes, bem como Afonso Antunes e Constância Simões, que venceram os trials disputados na manhã deste sábado em Ribeira d'Ilhas.
No lado masculino, Guilherme Ribeiro e Joaquim Chaves serão os primeiros surfistas portugueses em ação. Ambos, encontram-se na terceira bateria da ronda 1, onde medirão forças com o norte-americano Owen Moss e o havaiano Kai Martin. Recorde-se que precisamente foi no Ericeira Pro que Gui e Joaquim estrearam-se na Challenger Series em 2022 e 2023, respetivamente.
Na bateria seguinte, Afonso Antunes, atual segundo classificado do QS europeu, defronta o australiano Jordan Lawler, o nipónico Rinta Oooto e o sul-africano Daniel Emslie.
Afonso, que está a atravessar um excelente momento de forma, está de regresso a um campeonato em que já participou por duas ocasiões (2021 e 2022), também como wildcard.
Já no sexto heat é a vez de Frederico Morais iniciar a sua campanha. A necessitar de um resultado muito forte para manter vivo o objetivo da requalificação para o CT em 2025, Kikas tem encontro marcado com o brasileiro Luel Filipe, o também ex-top mundial Jackson Baker e o gaulês Leo Paul Etienne.
Na prova masculina destaque ainda para a inclusão no heat draw do campeão olímpico Kauli Vaast, bem como de dois tops mundiais com ligação à Ericeira: o nipónico Kanoa Igarashi e o italiano Leo Fioravanti, vencedor do campeonato em 2022. Há um ano, o campeão foi o brasileiro Deivid Silva.
No lado feminino, Teresa Bonvalot e Constância Simões vão surfar logo no heat inaugural da ronda 1, competindo com a havaiana Nora Liotta e a nipónica Minami Nonaka.
Com apenas 17 anos de idade, Constância, que na última sexta-feira participou no Junior Pro Razo, fará a estreia numa etapa da segunda divisão do surf mundial.
Mais tarde, na sétima bateria, Mafalda Lopes, que este verão conquistou o Lacanau Pro, divide o lineup de Ribeira d'Ilhas com a antiga top mundial Nikki Van Dijk, a costarriquenha Leilan McGonagle e a jovem gaulesa Hina-Maria Conradi.
No heat que se segue, o derradeiro da ronda 1, Kika Veselko, quinta classificada em 2023, tem como adversárias a sul-africana Jessie Van Niekerk, a brasileira Tainá Hinckel e a prodigiosa francesa Tya Zebrowski, surfista de apenas 13 anos que lidera o ranking do QS europeu e está em estreia na Challenger Series.
Quanto a Yolanda Hopkins, apenas começa a sua participação na segunda ronda, beneficiando do estatuto de cabeça de série. Yo chega à Ericeira como a surfista lusa mais bem colocada no ranking, ocupando o 12.º posto do ranking.
A bicampeã europeia já sabe uma das três oponentes na terceira bateria será a basca Nadia Erostarbe, atual quinta classificada da hierarquia e em zona de qualificação para o CT. As duas restantes adversárias estão por definir, pois são provenientes da ronda 1.
Recorde-se que nas provas masculina e feminina apenas os dois primeiros classificados de cada heat avançam no evento, com os restantes competidores a ficarem desde logo eliminados.
O EDP Ericeira Pro terá 80 atletas no masculino e 48 no feminino, onde a norte-americana Alyssa Spencer é a campeã em título.
Este domingo, a primeira chamada está agendada para as 7h00 (hora de Portugal continental) para potencial início de prova às 8h00.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram