Maira Viana arrecadou este domingo no Sintra Bodyboard Pro Fest o título mundial, o primeiro da carreira da competidora brasileira.
Neste dia final nas pequenas ondas da Praia Grande, palco da derradeira etapa do ano para o setor feminino e já sem representação portuguesa em prova, Maira era uma mulher numa missão: estava obrigada a vencer o evento para garantir a inédita conquista e foi isso mesmo que conseguiu.
Tudo começou com o aguardado duelo diante da nipónica Sari Ohhara nas meias-finais, num confronto entre as duas candidatas ao título.
A bateria foi muito equilibrada com Viana a levar a melhor por apenas 0,25 pts, deixando assim pelo caminho a ainda campeã mundial, que renovava automaticamente o título em caso de vitória, e vencedora das três últimas edições do Sintra Pro.
Depois, na final, Maira, dominou Teresa Miranda e deitou por terra as esperanças de Sari Ohhara, que em terra torcia pela bodyboarder canária para chegar a novo cetro mundial na Praia Grande, repetindo as proezas de 2019 e 2023. Porém, desta vez, não foi possível.
Num heat de sentido único, Maira Viana proclamou-se campeã do mundo de forma categórica ao perfazer o score combinado de 16,15 pts em 20 possíveis. Já Teresa Miranda, que tinha derrotado a nipónica Kaira Shirahase, não esteve conectada com o mar e somou apenas 3,35 pts.
Maira Viana é assim o mais recente nome a engrandecer a longa lista de campeãs mundiais de bodyboard provenientes do Brasil, juntando-se a figuras como Neymara Carvalho, Isabela Sousa ou Mariana Nogueira.
Foi o culminar de uma temporada superlativa em que a competidora sul-americana gritou vitória em três das seis etapas que deram forma ao calendário. E iniciou a campanha sem nenhum triunfo em eventos do circuito mundial, pese embora ser uma atleta com bastante experiência.
Na prova masculina, que regressou ao programa do evento este ano, o francês Pierre-Louis Costes arrecadou a segunda vitória consecutiva no Sintra Pro, adiando a decisão do título para a última etapa do ano, o Gran Canaria Frontón King, a disputar já em outubro.
Naquela que é a considerada a melhor onda do mundo para a prática da modalidade, PLC terá a companhia do canário Armide Soliveres na corrida ao título mundial.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram