Aos 32 anos de idade, Frederico Morais já leva uma longa carreira ao mais alto nível no surf de competição.
Um dos dois surfistas portugueses que até ao momento conseguiu atingir o circuito mundial de surf, a par do pioneiro Tiago Pires, Kikas procura o regresso ao CT após ter deixado o mesmo a meio da presente temporada devido ao cut.
"Sou super competitivo. No outro dia disse numa reunião: quero voltar a qualificar-me e a passar o cut. Está encravado", confessou Frederico em conversa com os jornalistas à margem da conferência de imprensa de apresentação do EDP Ericeira Pro, quinta e penúltima etapa do circuito Challenger Series de 2024.
Como tal, Morais rejeita que esteja no horizonte o abandono do surf de competição. "Sinto que ainda tenho energia no tanque para mais uns anos de competição e disposição para isso. É continuar a trabalhar que as coisas acabam por dar a volta", entende.
O top 10 mundial em 2021 abordou igualmente a questão do cut e o facto de logo a seguir ao mesmo estar novamente a vestir a licra de competição, com vista a requalificação.
"Acho que emocionalmente o CT não está pensado para essa questão. Psicologicamente para uns surfistas é tranquilo, enquanto para outros é muito mais duro. No meu caso, sinto muito o peso disso. Trabalhamos um ano inteiro para conseguir o sonho e passado cinco etapas caímos", observou.
"Passado uns dias temos de estar prontos para lutar. Por vezes, precisamos de um tempo para digerir a derrota, assimilar certas coisas e arrumarmos a nossa cabeça. Esta transição é muito curta", considera o competidor luso.
Numa altura em que fala-se que em 2025 haverá mais etapas até ao corte, Frederico Morais abordou o hipotético cenário.
"O problema é que, segundo o anunciado, depois a Challenger Series começa na Austrália em junho. Deixamos de competir no Brasil, em outubro deste ano, e quem não se qualificar só compete daqui a seis meses. É uma pausa gigante para os atletas e para os fãs. Temos o CT, mas as pessoas também gostam de acompanhar a Challenger Series. Não consigo entender isso. Porém, sou surfista e tenho de respeitar", concluiu.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram