Uma década após o feito de Vasco Ribeiro, o surf português masculino tem novamente um campeão europeu Júnior da World Surf League (WSL).
Este sábado, Francisco Ordonhas arrecadou o título continental no Junior Pro Razo, segunda e derradeira etapa do circuito Pro Júnior europeu de 2024.
Ordonhas, de 19 anos de idade, selou a inédita conquista após atingir a final da prova espanhola, que decorreu nas ondas da Praia de Razo, nos arredores de Corunha.
O jovem goofy luso chegou à Galiza no terceiro posto do ranking e tornou-se no principal candidato ao título após as eliminações da armada gaulesa composta por Nicolas Paulet, Paco Alonzo e Noa Dupouy, anterior líder da hierarquia.
Com a eliminação nas meias-finais do espanhol Jacobo Trigo , que ainda poderia chegar ao primeiro posto, o antigo vice-campeão mundial ISA Sub-18 fez de imediato a festa.
Para além do título europeu Júnior, Ordonhas garantiu simultaneamente a qualificação para o Mundial Júnior da WSL, a disputa no início de 2025 em local ainda a anunciar.
E foi por pouco que Portugal não monopolizou as duas vagas em jogo. Na final, que contou com a presença de três surfistas portugueses entre quatro atletas, Matias Canhoto alcançou o segundo lugar, ficando somente a 0,24 pts do triunfo e da vaga mundialista.
Vaga essa, respeitante ao segundo colocado do ranking, que ficou na posse do espanhol Dylan Donnegan dos Santos. Tudo porque o vigente campeão europeu e mundial ISA Sub-16 venceu o Junior Pro Razo, somando 13,57 pts face aos 13,33 pts registados por Canhoto.
Nas posições seguintes ficaram João Mendonça (12,10 pts) e o já consagrado Francisco Ordonhas (10,24 pts).
Nota para o facto de que tanto João Mendonça como Matias Canhoto iniciaram a caminhada na ronda 1, sendo que Mendonça venceu a meia dezena de heats disputados até à final. Em termos de ranking, João e Matias terminaram o ano na quinta e nona posições, respetivamente.
No seio da armada lusa masculina, a jornada decisiva na Galiza também teve em ação Salvador Vala, que obteve o 13.º lugar após derrota nos quartos-de-final.
Por sua vez, no setor feminino não houve qualquer lusa portuguesa qualificada para o próximo Mundial Júnior da WSL.
Com duas surfistas portuguesas a marcarem presença no dia das finais, Maria Salgado foi afastada nos quartos-de-final, fechando a competição no 13.º lugar, numa bateria conquistada pela compatriota Maria Dias.
Depois, nas meias-finais, Maria Dias despediu-se do Junior Pro Razo no sétimo posto, pois foi derrotada pela dupla que conseguiu a qualificação para o Mundial Júnior: a basca Annette Gonzalez Etxabarri e a gaulesa Hina-Maria Conradi.
Pelo segundo ano consecutivo, a basca Annette venceu o evento galego, terminando invicta a temporada e com a revalidação do título europeu Júnior.
A surfista que recebeu um wildcard para participar no EDP Ericeira Pro deu continuidade ao reinado da família Gonzalez Etxabarri no circuito Pro Júnior europeu, que já vai em cinco títulos consecutivos: três da mana Janire e agora dois de Annette.
Nas contas finais do ranking, Maria Salgado foi pelo segundo ano consecutivo a melhor portuguesa, ocupando o 10.º lugar.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram